0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
07 de Junho de 2017 - CULTURA
Atração chama a atenção por abordar obras literárias do infanto-juvenil
Por: Assessoria de Comunicação

A Biblioteca Municipal Prof. Tobias Rodrigues recebeu nesta terça-feira (6), a segunda atração do programa “Viagem Literária”. Dessa vez, o convidado foi o educador e escritor Rodrigo Ciríaco, que durante um bate-papo com o público, abordou temas relacionados a obras do módulo Infanto-juvenil.

Segundo o secretário Municipal de Cultura, Caio Aoqui, nessa edição o autor convidado abordou temas vivenciados pelo mesmo durante a criação das obras “Te pego lá fora”; “100 Mágoas”; “Vendo Pó...esia!”; “Te pego lá fora” (2a. edição); e “Vendo Pó...esia” (2a. edição).

“Esse bate-papo com o escritor Rodrigo Ciríaco foi um evento muito proveitoso. Tivemos a participação de um bom público e esperamos repetir o mesmo sucesso na próxima edição, que será em agosto, junto com a volta as aulas”, contou.

“A viagem literária é um evento que dá grandes oportunidades para os amantes da leitura conhecerem novas obras e também para aqueles que não são muito fãs de livro se encantarem pelo mundo da literatura”, disse.

Para finalizar, o secretário lembrou a importância do programa Viagem Literária, que esse ano escolheu apenas 90 cidades para participar do projeto, e ainda agradeceu o público presente e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo por ter escolhido Tupã para fazer parte desse projeto.

De acordo com Caio, o programa “Viagem Literária” visa dar protagonismo às bibliotecas públicas, incentivar a mediação da leitura e propagação da literatura brasileira, aproximando assim autores e livros do cidadão.

“O objetivo do programa é despertar em crianças, jovens e adultos, o gosto pela leitura, passando por diversas cidades do estado de São Paulo, com o intuito de aproximar o cidadão paulista de histórias e personagens que fazem parte da literatura brasileira contemporânea”, explicou.

 

Programa Viagem Literária

Lançado em 2008, o Viagem Literária integra o conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). As ações já foram prestigiadas por mais de 285 mil participantes, entre adultos e crianças. Além da programação de encontros com os escritores, o programa traz em suas diretrizes a capacitação dos profissionais de biblioteca e também as oficinas de criação literária.

 Os grupos e contadores de histórias vão passar no total por 90 cidades, onde farão 180 apresentações. Da região estão inseridas no programa as cidades de Adamantina, Marília, Presidente Prudente e outras.

O programa é dividido em módulos, e o primeiro deles é focado na contação das histórias, já o segundo módulo é um bate-papo com escritores de literatura. O “Viagem Literária” leva o contador, ou grupo, pelas cidades. E, também leva junto, uma literatura divertida e com muita interação para o público.

Neste ano, entre os convidados estão os grupos Núcleo Caboclinhas, Cia. Malas Portam, Cia. do Liquidificador, Palavras Andantes, Girasonhos, Tricotando Palavras & Canções, Damas & Cia, Poesia Viral e Cia. Som em Prosa. Também fazem parte da programação os contadores Kiara Terra, Alicce Oliveira, Giba Pedroza, Cristiane Velasco, Cesar Obeid, Lili Flore e Paulo Pixú, Leandro Pedro, João Acaiabe e Kelly Orasi.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px