0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
07 de Junho de 2017 - SAÚDE
Saúde convoca grupo prioritário para vacinação contra a gripe
Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está convocando os grupos prioritários para participar da ultima semana da campanha de vacinação contra a gripe. Até o momento, já foram imunizados apenas 78% do grupo de risco.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tupã, Joselaine Pio Rocha, atualmente podem ser vacinados Policia Federal, Guarda Municipal, doadores de sangue e de medula, trabalhadores do Tribunal de Justiça e Fórum, profissionais que trabalham com moradores de rua, cuidadores de idosos, auxiliares de classe e demais funcionários das escolas de ensino básico e superior, funcionários das creches, trabalhadores da limpeza e coletores de lixo.

Além destes, a vacinação continua aberta para o grupo de risco já existente, que são: crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, indígenas, doentes crônicos, pessoas com 60 anos ou mais, professores da rede municipal, profissionais da Policia Civil e Militar, Bombeiros, profissionais do Poupatempo de Tupã, funcionários do Correios e também da Defesa Civil e a população prisional.

“A campanha encerra já nesta sexta-feira (9), e temos apenas 78% da população do grupo prioritário imunizados contra a gripe, ou seja, mesmo com todas as ações ainda falta à consciência da população para se livrar de vez do vírus da influenza. Até o momento o prazo de encerramento continua para o dia 9, e a Secretaria não tem nenhuma informação se a campanha será prorrogada novamente,portanto,é necessário que o grupoalvo da campanha compareça as unidades para garantir a vacinação”, comenta.

De acordo com Josi, a Vigilância Epidemiológica continua com vacinações em pontos estratégicos. “Nos dias 5 e 6 a equipe esteve na Fadap vacinando profissionais da saúde das clinicas de psicologia e fisioterapia,jáhoje (7) os agentes estarão na APAE vacinando professores e monitores por algum motivo ainda não receberam a dose de vacina”, afirma.

 

Casos

De acordo com a enfermeira, a Secretaria aguardava dois resultados de suspeitas de H1N1. Os exames, que deram negativo para a doença, chegaram na manhã desta terça-feira.

 

Cuidados

O Ministério da Saúde orienta à população em geral, a adoção de cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Mesmo as pessoas vacinadas devem procurar o médico ao apresentar os sintomas da gripe: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento do quadro de gripe pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

 

Vacina

De acordo com Josi, a vacina deste ano é do tipo trivalente, ou seja, contra três tipos de vírus da Influenza, inclusive o vírus do H1N1. A vacina é anual, devido às mudanças das características dos vírus influenza consequentes da mutação do vírus.

“É importante salientar que ocorreu mudanças em relação á vacina trivalente indicada para a temporada de 2017. A vacina que tem circulado desde 2009, foi modificada pela primeira vez nos últimos sete anos. Somente neste ano está prevista a distribuição de cerca de 12,6 milhões de doses de vacina influenza para garantir a vacinação de toda população do Estado de São Paulo”, finalizou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px