0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
14 de Junho de 2017 - AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Senar e Prefeitura iniciam dois novos cursos na próxima semana
Por: Assessoria de Comunicação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato Rural de Tupã em parceria com a Prefeitura está oferecendo diversos cursos durante o mês de junho.

Desde o início do mês, já foi realizado o curso de Orquídea, realizado de 12 a 14 e a palestra “Promovendo a saúde no campo: doenças infecto-contagiosas”.

Já na próxima semana, o Senar dará início a mais um curso de capacitação, voltado aos produtores rurais. O curso de Eletricista começará no dia 19 e se estende até o dia 23 e será realizado no Sindicato Rural de Tupã, das 8 às 17 horas.

Segundo informações da coordenadora do Senar, Márcia Rotoli, o curso será ministrado pelo professor Carlos Aparecido. O curso é destinado ao aperfeiçoamento na área de construção civil.

A coordenadora informou que os participantes terão acesso a noções básicas sobre eletricidade; energia elétrica; sistema elétrico (geração, transmissão e distribuição de energia elétrica); transformadores e motores elétricos; grandezas elétricas (corrente, tensão, resistência e potência); corpos maus e bons condutores; lei de OHM; tipos de corrente elétrica; circuitos elétricos (monofásico, bifásico e trifásico); circuito com ligação série, paralela e mista e consumo e mediadores de energia elétrica.

“Também fará parte do conteúdo, instalações elétricas, simbologia básica para projetos elétricos; localização dos componentes da instalação; cargas dos pontos de utilização; divisão de circuitos elétricos; capacidade de condução de corrente pelos condutores; queda de tensões admissíveis; fator de potência; demanda das instalações elétricas; cálculo do condutor; proteção do circuito elétrico (disjuntor, IDR, DPS, e fusíveis); iluminação (tipos de lâmpadas: incandescente e descarga); quadro de distribuição; sistema de aterramento e descargas atmosféricas e pára-raios”, informou.

 

Equitação Básica  

Também no dia 19 se inicia o curso de Equitação Básica que será realizado até o dia 23. Márcia informou que o curso será ministrado pela professora Graziela e ainda conta com 3 vagas disponíveis.

A coordenadora explicou que para participar do curso, é necessário que o interessado apresente um termo de responsabilidade, aptidão na condução do cavalo e assumir responsabilidades em caso de acidente.

“É necessário também que o participante compareça no curso vestindo calça, camisa de manga comprida, bota ou bonita e também chapéu ou boné”, informou.

Márcia ressaltou que o conteúdo do curso será: Conceito, resgate cultural da equitação; história; tropeirismo; esporte; lazer; trabalho (segurança, lida rural, tração, correio); meio de transporte; gastronomia; terapia; tradições religiosas e devoções.

“Também fará parte do conteúdo programático: Importância socioeconômica do setor; selaria e equipamentos; ferrageamento; suplementação; alimentação do animal; saúde; artesanato; formação profissional; comércio e empreendimentos”, ressaltou.

A Coordenadora finalizou informando que o curso será realizado na hípica Pôr do Sol, localizada na estrada Tupã-Queiroz, das 8 às 17 horas.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px