0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
22 de Junho de 2017 - AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Prefeitura e Senar iniciam curso de Seleiro na próxima semana
Por: Assessoria de Comunicação

Para encerrar os cursos do mês de junho, a Prefeitura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Tupã vão oferecer o curso de Seleiro.

A coordenadora do Senar, Márcia Rotoli informou que o curso, que será realizado de 26 a 30 desse mês, ainda conta com 8 vagas restantes e é destinado aos pequenos produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. O interessado deve ter idade mínima de 18 anos.

“As inscrições podem ser realizadas até a próxima sexta-feira no Sindicato Rural, localizado na rua Duque de Caxias, 7. No ato da inscrição, é necessário que o interessado apresente RG, CPF e comprovante de endereço. O curso será realizado na estância santa Mônica estrada Tupã-Queiroz KM 03 ”, informou.

Márcia Rotoli esclareceu que o objetivo do curso é confeccionar e reparar arreamentos para tração animal e montarias e terá carga horária de 40 horas.

A coordenadora informou que os participantes contarão com o conteúdo programático que abordará: identificação dos materiais e utensílios utilizados; confecção e reparos em arreios e selas; fabricação e reparo de travessões; fabricação e reparo de loros; fabricação e reparo de paralamas; fabricação e reparo de lático e contra lático; fabricação e reparo de barrigueiras; fabricação e reparo de suadores e fabricação e reparo de cabeçadas de sola.

Ela informou ainda que o conteúdo programático abordará também técnicas de trançagem; retirada dos tentos; trança chata de 4 e 9 tentos; trança redonda de 4, 6 e 8 tentos e trança quadrada de 9, 10 e 12 tentos.

“Já nas técnicas de acabamentos será realizada a confecção de charroas; confecção de botões e confecção de biqueiras e para finalizar o conteúdo programático, os participantes terão contato com confecção e reparos de traias; fabricação e reparo de cabeçadas; fabricação e reparo de laços; fabricação e reparo de peitorais; fabricação e reparo de chinchas; fabricação e reparo de rédeas; fabricação e reparo de cabrestos; fabricação e reparo de chicotes; fabricação e reparo de arreios e carrinho; fabricação e reparo de qualheiras; fabricação e reparo de tapas; fabricação e reparo de lombeiras e comercialização dos produtos”, disse.

Márcia finalizou ressaltando que através de parcerias, o Senar realizou diversos cursos de aperfeiçoamento aos produtos rurais durante o mês de junho.

“Através de parceria entre Senar, Sindicato Rural e Prefeitura, é possível que consigamos oferecer diversos cursos aos produtores rurais e seus familiares. Neste mês realizamos quatro cursos e uma palestra, sendo os cursos de Orquídea; Eletricista; Equitação Básica e agora teremos o curso de Seleiro, que terá início na próxima segunda-feira. Dentro do nosso cronograma, tivemos também a palestra ‘Promovendo a saúde no campo: doenças infecto-contagiosas’, que foi realizada também em parceria com o Tiro de Guerra de Tupã”, concluiu.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px