0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
27 de Junho de 2017 - SAÚDE
Ministério da Saúde prorroga novamente vacinação contra gripe
Por: Assessoria de Comunicação

O Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Tupã, prorrogará a Campanha de Vacinação contra a Gripe até o próximo dia 7 de julho.  Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa foi tomada devido à baixa cobertura vacinal dos grupos prioritários de Tupã.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tupã, Joselaine Pio Rocha, desde o dia 17 de abril, a campanha atingiu 21 mil tupãenses, totalizando 84% do grupo de risco. Os idosos ainda continuam sendo o grupo mais vacinado, chegando a uma cobertura de 88% do grupo.

“Mesmo 21 mil pessoas ser um bom número de vacinados, ainda não conseguimos atingir a meta de cada grupo prioritário. Em virtude dessa baixa cobertura, a vigilância tem se articulado para estar em pontos estratégicos, em busca desta população que é contemplada e não procurou por uma unidade de saúde”, contou.

Segundo Josi, é fundamental que as pessoas do grupo prioritário que ainda não tomaram a dose da vacina fiquem imunes a gripe, principalmente durante o inverno, quando os diversos vírus da influenza começam a circular com maior intensidade. Vale ressaltar que a vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito após aplicada.

“Quem ainda não tomou a vacina e pertence ao grupo prioritário deve aproveitar essa oportunidade e correr para o seu posto de saúde para tomar a sua dose da vacina. A imunização é rápida, segura e totalmente gratuita”, explica.

De acordo com a enfermeira, atualmente o grupo que pode receber a dose da vacina é formado por crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, indígenas, doentes crônicos, pessoas acima de 55 anos, professores da rede municipal, profissionais da Policia Civil e Militar, Bombeiros, profissionais do Poupatempo de Tupã, funcionários do Correios e também da Defesa Civil, população prisional, Policia Federal, Guarda Municipal, doadores de sangue e de medula, trabalhadores do Tribunal de Justiça e Fórum, profissionais que trabalham com moradores de rua, cuidadores de idosos, auxiliares de classe e demais funcionários das escolas de ensino básico e superior, funcionários das creches, trabalhadores da limpeza e coletores de lixo.

Na última quinta-feira (22), também foram incluídos pessoas acima de 50 anos, motoristas de taxi (que deverão apresentar um comprovante), e também motoristas de ônibus, cobradores e trabalhadores em transporte rodoviário, que também deverão apresentar um comprovante que exerce a função.

“Com a prorrogação da campanha, a Secretaria está se organizar para continuar com os pontos estratégicos na busca destes grupos prioritários. Vale lembrar também que as pessoas que por algum motivo não se enquadrarem nos grupos prioritários e precisam tomar a vacina, necessitam apresentar uma indicação médica e se enquadrar nos fatores determinantes para receber a primeira dose, caso contrário, a solicitação será enviada à Vigilância Epidemiológica para avaliação e retorno a unidade”, explica.

 

Vacina

De acordo com Josi, a vacina deste ano é do tipo trivalente, ou seja, contra três tipos de vírus da Influenza, inclusive o vírus do H1N1. A vacina é anual, devido às mudanças das características dos vírus influenza consequentes da mutação do vírus.

“É importante salientar que ocorreu mudanças em relação á vacina trivalente indicada para a temporada de 2017. A vacina que tem circulado desde 2009, foi modificada pela primeira vez nos últimos sete anos. Somente neste ano está prevista a distribuição de cerca de 12,6 milhões de doses de vacina influenza para garantir a vacinação de toda população do Estado de São Paulo”, finalizou.

 

Cuidados

O Ministério da Saúde orienta à população em geral, a adoção de cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Mesmo as pessoas vacinadas devem procurar o médico ao apresentar os sintomas da gripe: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento do quadro de gripe pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px