0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
07 de Julho de 2017 - SAÚDE
Saúde levará ponto de vacinação contra gripe ao Undokai 2017
Por: Assessoria de Comunicação

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, estará neste domingo a partir das 8 horas na gincana Undokai, vacinando os grupos prioritários contra o vírus da gripe.

O Undokai será realizado, como de costume, no campo de Beisebol da ACERT com entrada gratuita. De acordo com a enfermeira Joselaine Pio Rocha, serão disponibilizadas 150 doses da vacina para idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e demais grupos prioritários. A ação será realizada a pedido do vereador Eduardo Edamitsu.

Segundo Jose, os pontos estratégicos da vacina estão colaborando para que a meta de vacinar 90% dos grupos prioritários seja atingida. “Com essas ações que a prefeitura, através da secretaria vem desenvolvendo em pontos estratégicos, estamos conseguindo vacinar as pessoas que trabalham e não possuem tempo de procurar uma unidade no horário das 7 às 17 horas”.

Vale lembrar que Secretaria Municipal de Saúde já esteve vacinando durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe em diversos locais, como a feira livre da Praça da Figueira, no Quinta com Arte e no Tupã Junina.

Até o momento, o grupo mais vacinado continua sendo dos idosos, com 91% de imunizados. Em seguida, as gestantes com 86%, 72% de trabalhadores da saúde e 71% das crianças. Nos outros grupos, foram vacinadas 16.417 pessoas, o que totaliza uma população de 23.955 imunizados.

Último dia da campanha

Joselaine Pio Rocha lembrou ainda que a Campanha termina nesta sexta-feira (7) nas unidades de saúde do município. “Por enquanto não fomos informados sobre uma possível prorrogação nesse prazo” Ainda de acordo com ela, a Secretaria ainda não recebeu orientação do Estado para estender a campanha para pessoas fora do grupo prioritário. “Provavelmente irão esperar que a meta seja atingida para depois abrir a vacinação à população em geral”, comentou.

Vacina

 A vacina deste ano é do tipo trivalente, contra três tipos de vírus da Influenza, inclusive o vírus do H1N1. A vacina é anual, devido às mudanças das características da influenza consequentes da mutação do vírus. A vacina que vinha circulando desde 2009, foi modificada pela primeira vez nos últimos sete anos. Somente neste ano está prevista a distribuição de cerca de 12,6 milhões de doses de vacina influenza para garantir a vacinação de toda população do Estado de São Paulo.

O Ministério da Saúde orienta à população em geral, a adoção de cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas. Mesmo as pessoas vacinadas devem procurar o médico ao apresentar os sintomas da gripe, como febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px