0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
07 de Julho de 2017 - TURISMO
14ª Romaria Tropeira tem início hoje
Por: Assessoria de Comunicação

Tem início hoje (7) a 14ª edição do Romaria Tropeira de Tupã/Parnaso. A comemoração, que já é tradição na cidade, celebra e homenageia à padroeira do Brasil, “Nossa Senhora Aparecida”.

De acordo com o organizador do evento, Gerdião Lopes Filho, hoje o evento terá início às 18 horas, com a celebração da Santa Missa na Chácara Nossa Senhora Aparecida, logo após haverá a tradicional quadrilha e em seguida será realizada a escolha da Rainha da Romaria Tropeira 2017.

Amanhã (8), o evento continua com a realização do Baile, também na Chácara Nossa Senhora de Aparecida, em Parnaso. O organizador explica que, por conta da cavalgada que acontecerá no domingo de manhã, o baile será realizado mais cedo, a partir das 20 horas.

Já no domingo (9), haverá o encerramento da 14ª Romaria Tropeira com a tradicional cavalgada. Os participantes sairão às 9 horas, defronte à Igreja Matriz de São Pedro, na Praça da Bandeira, com destino a Parnaso, onde será servido um almoço ao custo de R$20,00. O Almoço também contará com muita animação e música ao vivo.

De acordo com o organizador, neste ano a procissão também poderá ser acompanhada por carros, que deverão seguir atrás das tropas. A romaria deve chegar a Parnaso por volta das 12 horas, quando acontecerá a coroação de Nossa Senhora Aparecida e as bênçãos dos animais e dos cavaleiros. Além disso, a exemplo dos anos anteriores, o evento terá apresentações de dança de quadrilha e pratos típicos além de baile.

 

Tradição

A Romaria Tropeira teve início há 24 anos, como uma demonstração de fé de sua mãe, Dona Catarina Graton Ribeiro. Ela reunia os amigos para rezar o terço em louvor a Nossa Senhora Aparecida.

Segundo Gerdião, inicialmente a imagem de Nossa Senhora Aparecida da Igreja de Parnaso era transportada até a chácara da família, onde era celebrada a missa. Após alguns anos, os participaram passaram a buscar a imagem da padroeira para ser levada até o distrito de Parnaso.

“Com passar dos anos e com aumento dos participantes, o que era um louvor a Nossa Senhora se tornou uma tradição. Aos poucos os terços se tornaram celebrações da santa missa e após a cerimônia os participantes passaram a se reunir para uma confraternização com comidas típicas, danças e bebidas. Nascendo assim a Romaria Tropeira, que também tem como missão manter viva a tradição do tropeirismo na cidade”, contou.

Devido ao grande número de pessoas e ao sucesso do evento, Gerdião foi convidado a criar a Romaria Tropeira em 2002 e desde então vem realizando a festa anualmente com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e colaboradores.

Segundo o secretário de Cultura, Caio Aoqui, a celebração que reúne músicas, comidas, fé e pequenos hábitos é um dos mais simbólicos na agenda cultural e de eventos da cidade e tem grande importância para a tradição da cultura caipira de Tupã.

“A Romaria Tropeira é uma grande festa de tradição, congrega milhares de pessoas reunidas pelo um único objetivo, mostrar a sua devoção e admiração pela Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e também pela cultura caipira. Gostaria de pedir a toda população Tupãense para que participem e prestigiem mais um evento tradicional de nossa cidade”, convidou.

O vereador Charles dos Passos, sempre envolvido na área cultural, é um dos colaboradores desta 14ª Edição da Romaria Tropeira, e ressalta a importância deste evento para Tupã.

“A Romaria Tropeira é um evento de extrema importância para Tupã, que é uma Estância Turística, pois é um evento cultural que contribui para o incremento do segmento turístico. Além disso, por ser uma manifestação cultural espontânea, atrelada ao tropeirismo, que é nossa cultura raiz, pode ser um determinante da nossa identidade turística. Quero parabenizar o organizador e mantenedor dessa festa tradicional, Gerdião, e também ao Prefeito Ricardo Raymundo e ao Secretário de Cultura e Turismo Caio Aoqui,  por reconhecerem e apoiarem esse atrativo cultural e turístico. É muito importante que nossos administradores apoiem essas manifestações” finalizou o vereador.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px