0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
11 de Julho de 2017 - TURISMO
Com três dias de festa, 14ª Romaria Tropeira faz sucesso entre fiéis
Por: Assessoria de Comunicação

Com recordena participação de cavaleiros e fieis, foi encerrado nesse domingo a 14ª Romaria Tropeira, que esse ano contou com três dias de celebração, fé, comidas típicas e música boa.

De acordo com o organizador do evento, Gerdião Lopes Filho, mais de 4 mil pessoas participaram dos três dias de evento, que teve início na sexta-feira, com a celebração do Terço Mariano, com a comunidade nossa Senhora de Lourdes. A noite também contou com a tradicional quadrilha do NATI, e em seguida,foi realizada a escolha da Rainha e princesas da Romaria Tropeira, que esse ano foi representada pela Alice Rodrigues; já a faixa de 1ª Princesa ficou com a candidata Maria Clara, e a 2ª Princesa ficou com Helen Ferrari.

O evento teve continuidade no sábado (8), com a realização do Baile da Romaria, realizado também na Chácara Nossa Senhora de Aparecida, que ficou por conta do conjunto Som da Terra.

Já o encerramento, realizado no domingo (9), foi marcado pela tradicional cavalgada, que contou com a participação de 17 comitivas tropeiras, entre elas a Espora de Prata, Raiz Sertaneja, Amantes do Rodeio e outros.

A cavalgada, que iniciou às 9 horas, saiu defronte à Igreja Matriz de São Pedro, na Praça da Bandeira, com destino a Chácara Nossa Senhora de Aparecida, emParnaso, onde foi realizada acoroação de Nossa Senhora Aparecida, celebração das bênçãos dos animais e dos cavaleiros, apresentações de dança de quadrilha, almoço e também o baile de encerramento, com música ao vivo com a dupla Renan e Gabriel.

Além das atrações, a cavalgada também contou com novidades. A procissão, que sempre foi realizada pelas comitivas tropeiras,esse ano também pôde seracompanhada por fieis que estavam de carro.

De acordo com um dos colaboradores da festa, vereador Charles dos Passos, a 14ª Edição da Romaria Tropeira, foi um sucesso, tanto na organização dos três dias de celebração, quanto na participação do público.

“Como em todos os anos, eu fiquei muito feliz e emocionado por ter participado desse tradicional evento, que mistura a cultura tropeira, que é a nossa cultura raiz, com a fé e devoção pela Nossa Senhora Aparecida.A Romaria Tropeiraé um evento de extrema importância para Tupã, que é uma Estância Turística, pois é um evento cultural que contribui para o incremento do segmento turístico.

O vereador, que sempreestá envolvido na área cultural do município,também falou da experiência de poder participar mais um ano da Romaria Tropeira e ainda ressaltou a importância do evento para Tupã.

“Além disso, por ser uma manifestação cultural espontânea, atrelada ao tropeirismo,  que é nossa cultura raiz, pode ser um determinante da nossa identidade  turística. Quero parabenizar o organizador e mantenedor dessa festa tradicional, Gerdião, e também ao Prefeito Ricardo Raymundo e ao Secretário de Cultura e Turismo Caio Aoqui,  por reconhecerem e apoiarem esse atrativo cultural e turístico. É muito importante que nossos administradores apoiem essas manifestações” finalizou o vereador.

O prefeito Ricardo Raymundo também parabenizou a organização da Romaria Tropeira e incentivou ainda a realização de novos eventos festivos que promovem as diferentes culturas e tradições de Tupã e região.

“É muito bonito quando vemos uma comunidade inteira unida em prol de uma realização em comum. A maravilha da Romaria Tropeiraestá justamente na simbologia de cada rito e na tradição. A comunidade toda se mobiliza para a festa, passando os ensinamentos para as próximas gerações. Vamos trabalhar nessa gestão para preservar e difundir esse maravilhoso patrimônio de Tupã”, concluiu.

 

Almoço

Segundo a organização do evento, também fez parte do encerramento da 14ª Romaria Tropeira o tradicional almoço dos romeiros, que foi realizada na Chácara Nossa Senhora de Aparecida e organizada pela comunidade “Augusta Rainha”.

Segundo Gerdião, o almoço dos romeiros foi servido pelo custo de R$ 20 reais a pessoa e toda a quantia arrecada foi direcionada para a comunidade “Augusta Rainha”.

           

Tradição

A Romaria Tropeira teve início há 24 anos, como uma demonstração de fé de sua mãe, Dona Catarina Graton Ribeiro. Ela reunia os amigos para rezar o terço em louvor a Nossa Senhora Aparecida.

Segundo Gerdião, inicialmente a imagem de Nossa Senhora Aparecida da Igreja de Parnaso era transportada até a chácara da família, onde era celebrada a missa. Após alguns anos, os participaram passaram a buscar a imagem da padroeira para ser levada até o distrito de Parnaso.

“Com passar dos anos e com aumento dos participantes, o que era um louvor a Nossa Senhora se tornou uma tradição. Aos poucos os terços se tornaram celebrações da santa missa e após a cerimônia os participantes passaram a se reunir para uma confraternização com comidas típicas, danças e bebidas. Nascendo assim a Romaria Tropeira, que também tem como missão manter viva a tradição do tropeirismo na cidade”, contou.

Devido ao grande número de pessoas e ao sucesso do evento, Gerdião foi convidado a criar a Romaria Tropeira em 2002 e desde então vem realizando a festa anualmente com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e colaboradores.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px