0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
11 de Julho de 2017 - CULTURA
Culturas japonesa e brasileira se unem no tradicional Undokai
Por: Assessoria de Comunicação

Foi realizado no último domingo (9), mais uma edição da tradicional festividade esportiva da comunidade nipo-brasileira. O Undokai, organizada pela ACERT (Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Tupã) com o apoio da Prefeitura, reuniu cerca de 500 pessoas em diversas atividades esportivas.

Durante o evento, famílias de descendentes e de interessados na cultura japonesa se reuniram para um dia inteiro de gincanas ao ar livre, promovendo a integração entre os participantes, o espírito esportivo, a atividade física e o lazer. A gincana contou com a presença dos vereadores Eduardo “Shigueru Edamitsu, Alexandre Scombatti e Meireles, que estiveram representando a Câmara dos Vereadores, além de Marco Rezende, assessor do deputado federal Walter Ihoshi e empresários

De acordo com o organizador do evento e também presidente da Acert, Newton Yoshiro Takahara, o evento contou com mais de 10 provas para pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, com premiação simbólica aos participantes.

Além disso, o evento também contou com os serviços do baiten (bar), onde foi servido o udon, prato típico da culinária japonesa; além de espetinho, pastel, sorvete, refrigerante, água e cerveja. “Embora seja uma tradição japonesa, a gincana é e sempre foi aberta a todos e também ao público de todas as idades, reunindo divertidas modalidades de brincadeiras e provas como a ‘corrida com tamanco’, ‘descascar laranjas’, ‘pegar feijão com hashi’, entre outras modalidades que agradam de crianças a idosos. Além disso, qualquer pessoa pode participar”, disse Takahara.

Ele ressaltou ainda que o Undokai é uma tradição do Japão antigo que surgiu após o ano agrícola para celebrar a boa safra. Os agricultores se reuniam para festejar a colheita, realizando brincadeiras e gincanas que acabaram se transformando em tradição ao longo dos anos. “Esse é um costume que o país, apesar de todos os avanços tecnológicos e da modernidade vivida pela sua sociedade, não permitiu morrer, ainda que em terras distantes e de costumes tão diferentes, como o Brasil”, comentou.

Para o vice-prefeito e secretário de Cultura, Caio Aoqui, a tradicional gincana Undokai além de mostrar o melhor da comunidade nipo-brasileira visa também promover a convivência e a confraternização entre crianças, jovens, adultos e idosos.

“O Undokai representa um dia de confraternização entre as famílias e mantém vivos a tradição e os costumes da cultura japonesa. O Undokai é considerado um dos eventos mais importantes da ACERT e fico muito feliz em poder participar desse evento que marca a nossa tradição”, informou.

O representante do deputado Walter Ihoshi, também elogiou o Undokai e aproveitou a oportunidade para parabenizar a atual gestão, que vem mostrando seriedade na realização dos eventos em Tupã. “Em pedido do deputado Walter Ihoshi, gostaria de parabenizar a todos pela organização desse maravilhoso evento e a todos que estão envolvidos nesse Undokai, é muito bonito ver uma gestão tão nova dar sequência a uma tradição. Também gostaria de parabenizar o Ricardo Raymundo e o Caio Aoqui, pela seriedade e trabalho que veem empenhando na atual administração, um trabalho bonito, de respeito pela população tupãense. Também gostaria de parabenizar os vereadores Meireles e o Eduardo Edamitsu, que estão sempre muito empenhados e a todos os outros colaboradores que tornam essa gestão a mais importante da história de Tupã”, disse.

Já o prefeito Ricardo Raymundo, que também esteve presente e participou das gincanas junto com as crianças, elogiou a organização do evento e falou ainda sobre as festividades tradicionais realizadas durante o fim de semana.

“Esse fim de semana foi repleto de eventos culturais em Tupã, onde pudemos mostrar o melhor na cultura oriental e tropeira também, promovida da Romaria Tropeira. O Undokai exibe o que existe de melhor na tradição japonesa, o espírito de cooperação”, definiu.

O prefeito destacou ainda a característica da festividade, que visa atuar como uma união de culturas, além de pregar o respeito em relação aos idosos e crianças, mostrando através de brincadeiras a admiração devido aos costumes tradicionais da cultura japonesa.

“A festa não é somente confraternização da colônia para os seus convidados, mas a possibilidade de unir culturas, pessoas de diferentes idades, credos e posição social, que, neste dia, são todos imbuídos do espírito do esporte e da união”, finalizou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px