0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
14 de Julho de 2017 - SAÚDE
Prédio do antigo Ambulatório de Saúde Mental passa por adequações
Por: Assessoria de Comunicação

O estabelecimento que abrigava o Ambulatório de Saúde Mental e a Farmácia da Saúde Mental, localizados na Avenida Tapuias, 530, está passando por reformas e adequações prediais e no local será as futuras instalações do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Porém, até que esse processo finalize, a secretaria Municipal de Saúde locou um imóvel.

O Coordenador do Ambulatório de Saúde Mental, Fernando Neves Januário, explicou que após visita técnica da DRS – IV Marília foi realizada uma avaliação do local para implantação provisória CAP II.

“O imóvel localizado na Rua Iracema, 100, se adequou às exigências mínimas obrigatórias para o funcionamento do CAPS II no município de Tupã, porém com a necessidade de melhorias como pinturas e adequações estruturais internas. Atualmente o imóvel já foi realizado toda a adequação exigida e necessária, encontra-se aguardando o recebimento da mobília, para que possamos assim agendar uma data para inauguração do serviço. Até que esse processo finalize, a secretaria Municipal de Saúde locou um imóvel”, informou.

Segundo ele, o CAPS II atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrentes de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.

“Nos CAPS são oferecidos diversos tipos de atividades terapêuticas, como psicoterapia individual ou de grupo, orientação e acompanhamento do uso de medicação, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias além de atendimento domiciliar e aos familiares. As oficinas podem ser variadas, dependendo da necessidade da clientela”, disse.

O coordenador ressaltou que o campo da saúde mental vem passando por importantes transformações decorrentes das discussões travadas acerca das práticas assistenciais terapêuticas, haja vista o predomínio de a perspectiva asilar e medicamentosa herdada por uma história de segregação e exclusão do usuário.

Ele completou informando que para esta concepção de rede de serviços, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) passa a ocupar lugar central e devem assumir a função de organizar a demanda e a própria rede de cuidados em saúde mental de seu território, que podem ser compostas por residências terapêuticas, leitos em hospital geral, centros de convivência, ações de saúde mental na atenção básica.

“O Programa de Saúde mental do Município de Tupã visa promover a qualidade de vida das pessoas que apresentam sofrimento psíquico, bem como de seus familiares. Desta forma busca-se potencializar e implantar novos dispositivos em parceria e co-responsabilidade com Atenção Básica, Estratégia de Saúde da Família e ações intersetoriais no intuito de melhorar a abordagem, acolhimento, tratamento e encaminhamento a essa clientela, visando qualificar o atendimento e evitar internações desnecessárias”, concluiu. 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px