0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
25 de Julho de 2017 - EDUCAÇÃO
Prefeitura realiza estudos para implantar sistema de informatização em escolas e creches
Por: Assessoria de Comunicação

Realizado no último dia 19, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, organizou uma reunião com professores e coordenadores da rede de ensino municipal para apresentar um sistema de informatização de registros e documentos escolares, que possivelmente será implantado em todas as escolas e creches do município em 2018.

Segundo o secretário Municipal de Educação, Mauro Guerra, a proposta do novo sistema de informatização das escolas e creches visa facilitar o registro de atividades diárias dos alunos, assim como: as avaliações, presenças, índices de aprendizagem, emissão de documentos, tornando o processo educacional mais rápido e eficiente.

“Esse projeto de informatização das escolas está incluída nas metas previstas para 2017, sendo um grande avanço para as rotinas dos professores e da secretaria da escola. Assim, o professor otimiza seu tempo no preenchimento de notas, avaliações, frequências, conteúdos, etc, e pode se dedicar a análise do desempenho dos alunos, ao preparo das aulas, preparação das atividades e outras do dia a dia do professor.

Por outro lado a informatização também irá aperfeiçoar o tempo da secretaria das escolas, pois a emissão de documentos e controle de frequência, desempenho dos alunos e outras atividades será muito mais fácil e rápido.

Nosso objetivo é melhorar o atendimento e o ensino para as nossas crianças e com a informatização dos processos, a Secretaria, a direção e coordenação das escolas poderão atuar com muito mais eficiência para sanar dificuldades de aprendizagem que surgem no decorrer do ano letivo. “Queremos escolas de qualidade”, informou Mauro Guerra.

De acordo com a Secretaria de Educação, neste tempo globalizado e de rapidez de informação, as escolas de Tupã não podem ficar ainda no preenchimento de papeis.

Com o sistema educacional totalmente informatizado, os professores, coordenadores, diretores e a Secretaria de Educação, poderão acessar as informações pedagógicas dos alunos de qualquer aparelho conectado a rede para o acompanhamento de aprendizagem.

“Esse sistema é uma conquista para o nosso município, além de agilizar todo o processo burocráticoque as escolas, creches e os educadores passam, vamos ter dados concretos na área da educação e com isso direcionar ainda mais as nossas ações com foco nas necessidades dos alunos”, explicou.

Informatização

Uma das vantagens do projeto de informatização na rede municipal de ensino é que o sistema pode gerar, além do diário eletrônico, boletins escolares, transferências, fichas individuais, atas de resultados finais, entre outros, facilitando o trabalho burocrático e administrativo das Unidades Escolares Municipais e Secretaria de Educação e principalmente dos Educadores, e ainda, o acesso a esses dados pode-se dar em qualquer lugar onde haja acesso à internet e a rede escolar.

"Essas tecnologias vieram para ficar, fazem parte do que hoje se chama sociedade da informação ou sociedade do conhecimento. Não faria sentido melhorar o ensino municipal, dada a presença dessas tecnologias, que as escolas estivessem fora desse processo. Através desta informatização chegaremos ao ponto de pais e alunos terem acesso online do desempenho e vida escolar dos educandos", afirma.

Segundoo secretário, o sistema de informatização também abre espaço para novos projetos, como a extensão da informatização para o sistema educacional com conteúdo pedagógico totalmente informatizado.

“As melhorias na educação serão processoscontínuosna Secretaria e na Administração do Ricardo e do Caio. Por meio do compartilhamento de experiências adquiridas após a informatização do sistema de registros e documentos escolares, temos plano de aperfeiçoar o currículo escolar dando um novo significado ao processo de aprendizagem e de conhecimento em Tupã. Além disso, o uso das ferramentas digitais proporciona aos alunos atividades diferenciadas como pesquisas na internet, comunicação síncrona e assíncrona, espaços virtuais de aprendizagem e utilização de softwares", destaca.

Capacitação

Mauro Guerra finalizou explicando que para toda mudança é necessário um planejamento e a Secretaria de Educação já está se preparando para as mudanças. A primeira dessas melhorias será a capacitação dos professores, coordenadores e diretores da rede de ensino municipal de Tupã.

"Para que as melhorias sejam efetivas, precisamos que todos estejam preparados e como o novo sistema de informatização os professores precisam saber como utilizar essas tecnologias em benefício da qualidade da educação e isso não é trivial. Em muitos casos, há capacitação de professores, mas não dos diretores da escola. É preciso que ela ocorra ao longo do tempo, não só um processo inicial. Além disso, um problema verificado em toda América Latina é a falta desse tema na formação dos professores. É preciso reconhecer as tecnologias e as escolas deveriam entender como se pode fazer uso delas para melhoria da qualidade educacional. Com tudo isso acontecendo, as análises apontam que a introdução de tecnologias contribui com o ensino e para resultados positivos não podemos deixar ninguém sem a capacitação necessária", concluiu.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px