0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
25 de Julho de 2017 - Assistência Social
Vivaleite atende mais de mil crianças em Tupã
Por: Assessoria de Comunicação

Programa atende também os distritos Parnaso, Universo e VarpaO Programa Vivaleite, mantido em Tupã pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, é um projeto de distribuição gratuita de leite pasteurizado, que atende semanalmente diversas famílias em todo o município.

Atualmente 1193 crianças são beneficiadas pelo projeto. Cada criança tem direito a 15 litros por mês e cada família pode cadastrar até duas crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses.

De acordo com a assistente social responsável pelo programa, Miriam Deise Castro, o Vivaleite é destinado a famílias que recebem até um salário mínimo e meio.

“Para a família pleitear o benefício, deverá efetuar o cadastramento no Sistema do Cadastro Único do Governo Federal; manter o cadastro atualizado em até 24 meses ou quando tiver alterações nos dados cadastrais na família; realizar obrigatoriamente a avaliação antropométrica da criança beneficiária a cada quatro meses e cumprir com as obrigações do programa e regras estabelecidas pelos pontos de entrega”, explicou.

O cadastro da criança deve ser realizado na unidade de saúde onde a família pertence. É necessário apresentar documentos como RG; CPF e NIS (Número de Identificação Social).  “O NIS pode ser obtido por meio de cadastro realizado no CadÚnico, que fica na rua Tapajós, 999, das 7h às 17 horas”, disse Miriam.

Vale lembrar que o Vivaleite prioriza as famílias em que os pais encontram-se desempregados e crianças em situação de extrema pobreza, consequentemente mais vulneráveis à desnutrição.

 As famílias cadastradas devem fazer acompanhamento mensal com medições e de peso para as crianças menores de dois anos e bimestral ou trimestral para os maiores de dois anos, para o melhor acompanhamento dos padrões de crescimento e desenvolvimento da criança.

Pontos de entrega

Mensalmente são realizadas oito entregas de leite por mês, às terças e sextas-feiras, das 7 às 9 horas, nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e Creche Casa do Garoto. A demanda também atende os distritos de Parnaso, Varpa e Universo. Os dias de distribuição são determinados pela cooperativa distribuidora conveniada com o Governo do Estado.

O Programa Vivaleite faz parte das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo, auxiliando na prevenção e combate de anemia ferropriva e deficiências de vitaminas A e D.

 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px