0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
07 de Agosto de 2013 - Cultura
Projeto Vida Iluminada Realiza Passeio à Biblioteca Municipal Prof. Tobias Rodrigues
Por: Assessoria de Comunicação

         À tarde do dia seis de agosto com certeza será inesquecível para um grupo em especial, o grupo de alunos da Professora Paula Silva Saia, professora do método Braille atualmente oferecido a alunos do Projeto Vida Iluminada na casa dos médicos.

           A professora agendou e levou seus alunos para uma aula diferenciada, promovendo a primeira visita da turma na Biblioteca Municipal Prof. Tobias Rodrigues.

           Mostrando a importância do lugar e sua funcionalidade, para toda a população incluindo-os, pois a biblioteca possui um acervo totalmente em Braille muito vasto com obras nacionais e internacionais além dos áudios books,  até então desconhecido para este público.

             O Projeto Vida Iluminada é coordenado pela AMU - Associação da Mulher Unimed, que tem como presidente a Senhora Márcia Longas Barrufati, o projeto promove ações de responsabilidade social junto à comunidade, resultado do desejo e empenho das mulheres ligadas diretamente ao sistema Unimed do Estado de São Paulo.

             O Projeto Vida Iluminada é um programa de assistência aos deficientes visuais, onde desenvolvem atividades de segunda a quinta-feira. Estas atividades incluem aula de escrita, leitura em Braille, maquina em Braille, reglete, locomotilidade, entre outros.

             Vivenciando plenamente o dia a dia no ambiente de estudos de uma biblioteca, os alunos passearam pelas acomodações, receberam informações de atendimento e disponibilidade das obras, sobre os projetos, tal como as palestras desenvolvidas no “Leitores e Leituras”, além de toda a parte funcional da biblioteca, puderam também conhecer todo o acervo em Braille, constituído através de doações para a biblioteca e disponibilizados para empréstimos para todos que queiram aumentar seu acervo de conhecimento e estudo.

           Para a Professora Paula Silva Saia responsável pelas aulas de Braille no Projeto Vida Iluminada, é muito importante esta inclusão, não só na área literária como na arte em geral, que são atividades que os alunos deficientes visuais podem se expressarem mais abertamente e colorem todo seu potencial em evidência.

           O Grupo que foi brilhantemente atendido pelo Bibliotecário Tarciso Vieira Mendes, recebeu todas as informações necessárias do cadastro, de como adquirirem as carteirinhas, aprenderam com ele um pouco da história da biblioteca e desfrutaram de momentos de muita informação e aprendizagem de um modo diferente do que estão acostumados no seu dia a dia.

         Descobriram através de um pergunta feita pelo aluno Marcio, que a primeira Biblioteca Pública de Tupã foi criada em 1941, e só na década de 70 passou a se chamar “Biblioteca Municipal Prof. Tobias Rodrigues”.

         A Biblioteca está localizada, na Avenida Tamoios, 1685, abre em todos os dias úteis das 7h30 às 18h30 para toda a população.

         “Além de um acervo com 33,685 livros no total, a parte para os deficientes visuais ainda é muito pequena, pois o acervo em Braille é todo fruto de doações, e contamos com apenas uma fundação doadora fiel  que a cada trimestre faz a doação de um ou mais livros para este acervo, que sonhamos aumentar, agora com esse público que acabamos de conhecer ”.Comentou o Bibliotecário.

          O acervo em Braille que atualmente conta com onze títulos adultos e 26 infantis, tem como principal doador a fundação Dorina Nowil, que a cada três meses como foi dito envia um ou mais exemplares para contemplar os usuários da Biblioteca Municipal Prof. Tobias Rodrigues.

           O Prefeito Manoel Gaspar e o vice Thiago Santos, responsáveis pela Biblioteca Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, presa pela qualidade do acervo literário da Biblioteca e estão sempre abertos ao desenvolvimento renovando e aumentando a quantidade de livros e materiais gráficos para o melhor uso dos freqüentadores desse espaço municipal.

           “Sendo a leitura um dos hábitos essenciais para a aprendizagem, vejo nessa oportunidade dada pela professora Paula Silva através do Braille aos deficientes visuais, o caminho do conhecimento para aqueles que querem se aventurar pelo mundo encantado da leitura”. Salientou o Prefeito Manoel Gaspar

             Para o Secretario de Cultura, que acredita que o conhecimento é a maior forma de desenvolvimento da cultura, o Projeto Vida Iluminada é a prova real de que a união faz a força, pois a união de pessoas abnegadas pela arte e pela cultura e que acreditam na força da doação do saber mostram a verdadeira mola propulsora do “Vida Iluminada”, que é o amor ao próximo.

         “Descobri que além das aulas de Braille o Projeto possui aulas de canto coral, flauta, teclado e até esses tempos possuía aulas de natação, apresentar esse acervo é apenas uma fagulha diante da labareda de conhecimentos que os professores do “Vida Iluminada” promove aos alunos”. Finalizou o secretário de Cultura.

 

 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px