0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
02 de Agosto de 2017 - Saúde
“Mamaço Coletivo” abre 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno em Tupã
Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria municipal de Saúde, em parceria com o Hospital São Francisco de Assis de Tupã, realizou na manhã de ontem a abertura oficial da 25ªSemana Mundial de Aleitamento Materno. A Solenidade, que foi realizada na Câmara Municipal, reuniu mais de 20 mães lactantes atendidas pelo município para um gesto simbólico em favor da amamentação.

De acordo com o secretário Municipal da Saúde, Laércio Garcia, a Semana de Aleitamento Materno tem como objetivo principalincentivar e fortalecer a sociedade em geral sobre a importância da amamentação e ressaltar a importância da doação de leite.

“Promover a Semana Mundial de Aleitamento Materno é uma ação muito importante, pois é quando o mundo inteiro se mobiliza em prol da amamentação ebusca promover os seus benefícios para o bebê e também para as mães, por meiode várias ações”, concluiu.

Segundo a odontopediatra Rose Chiaradia todas as mulheres presentes fazem parte das atividades realizadas no Hospital São Francisco onde a equipe incentiva e promove entre as mães a importância da amamentação e também da doação do leite materno.

“Nesta semana o mundo inteiro está se mobilizando em prol da amamentação. E em Tupã não é diferente. Essa solenidade é um momento simbólico para abrirmos os trabalhos da Semana Mundial de Aleitamento Materno com essa ação maravilhosa que é o ‘Mamaço Coletivo’, mostrando que a gestor público também apoia essa iniciativa.O mais importante dessa ação é que esse trabalho aconteça todos os dias e a gente promovee defendea amamentação diariamente. Gostaríamos de agradecer à Prefeitura, à Secretaria de Saúde por essa parceria, e agradecer especialmente as mães que estão aqui, representando todas as mães tupãenses, ajudando a divulgar a importância do aleitamento materno e os benefícios que ele proporcionará às crianças”, destacou.

Já o prefeito Ricardo Raymundo parabenizou o casal Dalton e Rose Chiaradia, que juntamente com o Hospital São Francisco há anos vem desenvolvendo importante trabalho para conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno e também parabenizou as mães presentes que participaram do ‘Mamaço Coletivo’.

“Estamos muito felizes pela Secretaria de Saúde fazer parte dessa ação da Semana Mundial do Aleitamento Materno. Sabemos da importância da amamentação tanto para a mãe quanto para o bebê e estimulamos cada vez mais atividades que possam promover e incentivar essa ideia. Nossa administração está investindo cada vez mais na saúde, mas gostamos de ressaltar que para uma vida plena e saudável tudo começa no seio da mulher, pois essa relação de amor entre mãe e filho só faz bem. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos nessa semana do aleitamento e principalmente ao casal Dalton e RoseChiaradia pelas ações realizadas diariamente junto ao Hospital São Francisco”, comentou.

Ricardo também ressaltou a importância de ações como a Semana de Aleitamento Materno para esclarecer vários mitos sobre amamentação, sobretudo o efeito que ela supostamente provocaria no corpo da mulher.

“Nos últimos anos cresceu o número de mulheres que amamentam seus filhos e isso tudo graças aos trabalhos de incentivo na amamentação. São atividades como essas que a nossa Secretaria esta buscando realizar diariamente, que reforce a prevenção de doenças com ações de amor, que no caso, é a amamentação”, concluiu.

Engajamento das mães

A abertura da Semana de Aleitamento Materno também contou com a participação de grande número de mães que realizaram simultaneamente o Mamaço Coletivo.

Priscila Nunes Vasconcelos, que estava com a filha nascida recentemente, falou sobre a importância do aleitamento para o bebê e ainda ressaltou que o aleitamento materno é a prova de amor mais sincera entre uma mãe e um filho.

“Amamentar é uma ação de amor e eu não trocaria esse momento por nada nesse mundo. Tudo o que eu puder fazer pelo bem estar e pela saúde da minha filha eu farei e por isso gostaria de agradecer a equipe do hospital São Francisco por me ajudar e me incentivar a amamentar”, disse.

Programação

De acordo com a Secretaria de Saúde, a 25ª Semana de Mundial de Aleitamento Materno segue com programação durante todo o mês de agosto com o objetivo de reforçar as relações entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o aleitamento materno e a Estratégia Global para Alimentação de Lactentes e Criança de Primeira Infância.

Defendendo a amamentação como uma chave para o desenvolvimento sustentável, a iniciativa contará com a realização de diversas atividades no município. A programação continua hoje, às 8 horas, na Unidade Básica de Saúde Drº Edmundo Vieira Prado (Formosa), com uma atividade especial para mães, bebês e familiares.

SEMANA DE ALEITAMENTO MATERNO 2017

DATA

ATIVIDADE

DIA 02/08

QUARTA-FEIRA

Atividades para mães, bebês e familiares na Unidade Básica de Saúde Drº Edmundo Vieira Prado (Formosa), às 8h.

DIA 03/08

QUINTA-FEIRA

Atividades para mães, bebês e familiares na Unidade Estratégia Saúde da Família Alto Sumaré e Setor A, às 18h.

DIA 04/08

SEXTA-FEIRA

Atividades para mães, bebês e familiares no Centro de Saúde Drº Walter Pimentel, às 7h30.

DIA 08/08

TERÇA-FEIRA

Atividades para mães, bebês e familiares naUnidade Estratégia Saúde da Família CECAP e RUBIÁCEA, às 18h.

DIA 09/08

QUARTA-FEIRA

Atividades para mães, bebês e familiares na Unidade Estratégia Saúde da Família Marabá Vellini, às 14h.

DIA 10/08

QUINTA-FEIRA

Atividades para mães, bebês e familiares na Unidade Estratégia Saúde da Família setor B

DIA 18/08

SEXTA-FEIRA

Atividades para mães, bebês e familiares na Unidade Estratégia Saúde da Família Santa Adélia

 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px