0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
07 de Agosto de 2017 - AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Meio Ambiente recolheu mais de 9 toneladas de lixo eletrônico no primeiro semestre
Por: Assessoria de Comunicação

Com o objetivo de sanar um dos maiores problemas ambientais que é o descarte do lixo eletrônico em locais inadequados, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente mantém o projeto E-Lixo.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Afonso Ponce, explicou que em média é coletada 1.5 tonelada de lixo eletrônico por mês.

“Somente no primeiro semestre de 2017, nossa equipe, composta por quatro servidores municipais, recolheu cerca de 9 toneladas de lixo eletrônico. Entre os materiais mais descartados estão: TV’s, computadores, rádios, pilhas e fios. Porém, o projeto recebe também celulares, lâmpadas, CPUs, vídeo cassete, DVS, CDs, disquetes, impressoras, estabilizadores, micro-ondas, entre outros”, informou.

O secretário destacou que a população precisa pensar no meio ambiente de forma sustentável, já que esse é um dos principais objetivos dos trabalhos de coleta de lixo eletrônico na cidade.

Segundo ele, uma das principais preocupações com o descarte correto deste tipo de material é a preservação do Meio Ambiente e a saúde da população, pois a destinação errônea de lixo eletrônico pode causar sérios danos ao meio ambiente, podendo contaminar a água do subsolo, o próprio solo e a atmosfera, caso sejam queimados.

“Infelizmente muitas vezes as pessoas não sabem qual é o destino certo para o lixo eletrônico, por isso, a Prefeitura vem intensificando os serviços de coleta do lixo para dar mais qualidade de vida à população. Porém, é necessário ressaltar que contamos com a colaboração da sociedade para realizar o descarte em locais adequados, evitando a contaminação do solo, do meio ambiente e a saúde do ser humano. Alguns dos componentes que encontramos dentro de um computador ou aparelhos eletrônicos contêm metais que são prejudiciais a nossa saúde”, ressaltou.

 

 

Coleta

Afonso explicou que após o descarte, os funcionários da Secretaria armazenam o material em um depósito apropriado para receber o produto, e mensalmente é encaminhado para a Cooperativa de Reciclagem de Osvaldo Cruz.

“Os pontos de coleta são: Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Tupã e Região; Biblioteca Municipal; Bombeiros; Câmara Municipal; CREAS; Decar; Eletrônica Beloto; Eletrônica Buzzo; Eletrônica Pontalti; Escola Esther Veris; Escola Mário Covas; Faculdades Faccat; Posto de Informação Turística (PIT); Postos de Saúde dos distritos de Varpa, Parnaso e Universo; Roberto Antenas; Secretaria Municipal de Educação; Unesp; Varejão Gaspar e Vivo Vargas”, informou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px