0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
10 de Agosto de 2017 - SAÚDE
Saúde faz ação contra leishmaniose na Avenida Tamoios
Por: Assessoria de Comunicação

Desde segunda-feira (7) a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Epidemiológica, está promovendo a “Semana de Prevenção da Leishmaniose Visceral”, com diversas ações de conscientização.

Já foram realizadas palestras, debates e rodas de conversa. Nesta quarta-feira (9), uma ação na Avenida Tamoios chamou a atenção dos moradores. Agentes comunitários vestiram fantasias representando os animais e entregaram panfletos e tiraram dúvidas das pessoas que passavam pela avenida.

O responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, Robison Luís, ressalta que os trabalhos são feitos como forma de prevenção e não de combate à leishmaniose.

“Não adianta esperarmos que os casos apareçam, cães comecem a morrer e as pessoas se contaminarem para fazermos ações. Por isso sempre trabalhamos a prevenção nas escolas, nas ruas, nas feiras livres, e nessa semana não é diferente”, explicou.

De acordo com a enfermeira Joselaine Pio Rocha, a população precisa estar ciente dos riscos que a leishmaniose oferece.  “Sabemos que nos cães a doença não tem cura. Já nos humanos, se for diagnosticada precocemente, conseguimos entrar com o tratamento”, disse. “É importante que a população se conscientize e que também valorize o trabalho que é feito pelos agentes comunitários para a prevenção”, completou.

Segundo a agente comunitária, Ivone Cordeiro Rosa, o público reagiu de forma positiva à ação. “Sempre tem alguém que pede orientação sobre o que fazer caso o animal apresente sintomas de leishmaniose, se tem cura e o que fazer para evitar. Com ações como esta, conseguimos manter o controle da doença no município”, contou Ivone.

Os agentes comunitários visitaram também as lojas do comércio. A comerciante Lia Gomes Rosa, disse que com o alerta da Secretaria Municipal de Saúde, a população se conscientiza sobre a importância de prevenir a doença. “Às vezes a gente esquece de olhar nosso animal e ver se está tudo bem. Vou procurar seguir as dicas que estão no panfleto que recebi e ter mais cuidado com meu animal”, disse Lia.

O vereador “Capitão Neves” também esteve presente durante a ação, representando a Câmara Municipal. Ele destacou que a leishmaniose não é uma doença que envolve apenas animais, mas também os seres humanos. “Precisamos que o cidadão procure a Secretaria Municipal de Saúde, participe das ações e busque informações, pois nossa preocupação é com a saúde do povo tupãense”, assinalou.

 

“Dia D”

Para encerrar as atividades da Semana de Prevenção da Leishmaniose Visceral, nesta quinta-feira (10), acontece o “Dia D” em todas as unidades municipais de saúde. Serão realizados trabalhos educativos para prevenir a leishmaniose.

 

Leishmaniose Visceral

A Leishmaniose Visceral é uma zoonose que acomete principalmente o cão doméstico e os seres humanos. Seu agente etiológico é o protozoário Leishmaniachagasi. No Brasil é transmitida pelo mosquito palha de coloração amarelada.

No ciclo da doença, o mosquito pica um cão doente – portador do parasita – e depois pica uma pessoa saudável, que pode também desenvolver a Leishmaniose Visceral. 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px