0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
09 de Agosto de 2013 -
Continua até amanhã, na Praça da Bandeira, a 2º Semana Tupã em Comemoração dos Povos Indígenas
Por: Assessoria de Imprensa

Estudantes de Tupã e de toda a região participaram dos eventos promovidos esta semana pelo Museu Índia Vanuíre de Tupã, com o apoio da Prefeitura Municipal. A população também pode experimentar até amanhã pratos típicos como beiju, servido com banana, doce de abóbora, doce de batata doce e peixe assado, do peixe cozido com banana verde, do chá de amendoim, além do mingau de mandioca.

Nas oficinas culturais, índios da terra indígena (TI) de Vanuíre, da cidade de Arco Íris, ensinaram crianças e adolescentes sobre as técnicas de confecção de mini ocas, de adorno corporal e técnicas de trançado. A índia da TI de Vanuíre, Marisa Jorge, explicou que são utilizados olhos de cabras e sementes de árvores para a confecção de colares. “As crianças ficam curiosas e ansiosas para fazer os colares e pulseiras, os materiais que usamos não são comuns para elas”. Os estudantes também tiveram contato com o artesanato típico.

As oficinas, apresentações de dança, feira de culinária e artesanato da 2º semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas acontecem até amanhã, na Praça da Bandeira.

Enquanto isto, ontem pessoas de diversas cidades do estado estavam presentes nos debates que enceraram o 2º Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus.  As discussões apresentaram propostas de museus arqueológicos e/ou indígenas do Estado de São Paulo, promovendo trocas e parcerias.

E ainda os índios da TI de Nonoai no Rio Grande do Sul explicaram como é o trabalho da tribo, como as culturas indígenas tem sobrevivido e como é a luta pela preservação da memória das terras indígenas.

Ambos os eventos são uma realização da instituição com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e também com a parceria do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP).

Programação

Hoje a 2º Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas continua com as oficinas, além de apresentação de dança do grupo Terena da TI Vanuíre. No sábado também na Praça na Bandeira, acontece a apresentação de música e dança dos alunos da escola Índia Vanuíre. E também prosseguem as feiras de culinária e artesanato, que trazem ao público diversos pratos tradicionais e artesanatos confeccionados com materiais indígenas. Os valores dos pratos vão de 3 a 7 reais. 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px