0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
25 de Agosto de 2017 - SAÚDE
Projeto realiza atendimento diferenciado para as mães e recém nascidos
Por: Assessoria de Comunicação

Com o objetivo de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento dos recém nascidos e oferecer atendimento diferenciado para as mães e incentivar o aleitamento materno, o projeto Curumim oferece uma série de benefícios aos bebês.

O projeto é mantido e executado pelas próprias equipes de saúde das unidades básicas do município, contando com o apoio de médicos pediatras e equipe do NASF (núcleo de Apoio à Saúde da Família). Já o gerenciamento do projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo informações do secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, o Projeto Curumim existe para ajudar as mães a tirarem as dúvidas mais comuns em relação aos cuidados com o bebê, bem como para fornecer dicas que vão tornar a amamentação mais fácil e prazerosa, e ajudar a diminuir o coeficiente de mortalidade infantil, priorizando o atendimento de bebês de risco ou com prematuridade.

O secretário explicou que o projeto é desenvolvido por duas etapas, onde na primeira etapa, onde os serviços são realizados em duas etapas, sendo a visita de boas vindas ao recém nascido e orientações para as mães ou familiares, ainda na maternidade ou nos seus primeiros dias de vida no aconchego do lar.

“Na primeira visita do projeto curumim ao recém nascido, mãe ou familiares a profissional de saúde parabeniza a mãe e familiares pela chegada da criança, realiza orientações sobre a saúde geral da puérpera e recém nascido, faz a entrega de um kit com os materiais necessários para a higiene do coto umbilical e toda a orientação e treinamento  necessário para a realização deste procedimento. Também realiza a entrega da caderneta de saúde da criança às mães e executa o agendamento dos primeiros exames que todo recém nascido tem o direito de receber , como o teste da orelhinha, atendimento com fonoaudióloga, teste do pezinho, a primeira vacina que a criança recebe nas unidades de saúde, (vacina BCG)”, informou.

Já na segunda etapa, as equipes realizam o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento destas crianças em suas unidades de saúde durante os seis primeiros meses de vida, incentivando o aleitamento materno.

“A partir da segunda etapa, é realizado o agendamento da sua primeira visita ao projeto Curumim na unidade de saúde, a partir de então esta criança inicia o seu acompanhamento pela equipe multiprofissional com retornos agendados mensais para o acompanhamento do crescimento, ganho de peso e desenvolvimento durante os seus primeiros 6 meses de vida; atuando desta forma no auxílio das mães a tirarem as dúvidas mais comuns em relação aos cuidados com o bebê, bem como para fornecer dicas que vão tornar a amamentação mais fácil e prazerosa, e ajudar a diminuir o coeficiente de mortalidade infantil, priorizando o atendimento de bebês de risco ou com prematuridade”, acrescentou o secretário.

Já a enfermeira, Simone Bauer, informou que a partir de hoje, o projeto oferecerá mais um benefício, onde as equipes entregarão a caderneta de saúde das crianças às mães residentes em Tupã.

“Além da anotação dos registros das vacinas das crianças, a caderneta traz informações importantes sobre as fases de desenvolvimento da criança, gráficos de acompanhamento e orientações diversas. A Caderneta de Saúde da Criança é um documento importante para acompanhar a saúde, o crescimento e o desenvolvimento da criança, do nascimento até os 9 anos. A partir dos 10 anos, a caderneta a ser utilizada é a Caderneta de Saúde do Adolescente”, informou.

Simone ressaltou ainda que a caderneta conta com duas partes de identificação, onde a primeira parte é dedicada a quem cuida da criança. Contém informações e orientações para ajudar a cuidar melhor da saúde da criança; apresenta os direitos da criança e dos pais, orientações sobre o registro de nascimento; amamentação e alimentação saudável; vacinação; crescimento e desenvolvimento; sinais de perigo de doenças graves; prevenção de acidentes e violências.

“Já a segunda parte é destinada aos profissionais de saúde, com espaço para registro de informações importantes relacionadas à saúde da criança. Contém, também, os gráficos de crescimento, instrumento de vigilância do desenvolvimento e tabelas para registros das vacinas aplicadas. Por isso, é extremamente importante que as mães levem a caderneta de saúde quando for com a criança aos serviços de saúde e todas as campanhas de vacinação”, ressaltou.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, SIM/SINASC, entre o período de janeiro a julho, foram registrados 424 nascimentos residentes de Tupã.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px