0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
30 de Agosto de 2017 - SAÚDE
Saúde alerta sobre casos de catapora em escolas
Por: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde está alertando sobre o aparecimento de casos de varicela, mais conhecida como catapora. A doença é infecciosa, altamente contagiosa e se manifesta com maior frequência em crianças, principalmente durante o fim do inverno e início da primavera.

Nesta semana, enfermeiras do setor de Vigilância Epidemiológica estiveram na escola João Bredicks do distrito de Varpa, onde de acordo com a enfermeira Joselaine Pio Rocha, foram registrados cinco casos da doença em crianças da faixa etária de 8 a 10 anos.

“A vacinação da varicela foi introduzida no calendário vacinal do Sistema Único de Saúde em 2013, ou seja, essas crianças não foram contempladas com a vacina”. Antes da inclusão, as doses só podiam ser aplicadas de forma particular. 

A catapora pode ser facilmente diagnosticada a partir do surgimento de bolhas de água na pele, que coçam muito e se transformam em feridas vermelhas. Também pode vir acompanhada de febre, coceira, falta de apetite e vômitos.

Facilmente transmitida para outras pessoas, contágio acontece através do contato com o líquido da bolha, pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus. “Pedimos que as crianças não sejam enviadas à escola caso possuam as máculas vermelhas pelo corpo. A orientação é procurar uma unidade de saúde e, se confirmado diagnóstico, a criança deve permanecer em repouso e afastada por sete dias”, orienta Joselaine.

Vacinação

A vacina contra varicela está licenciada no Brasil na apresentação monovalente ou combinada com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). A vacina tetraviral só deverá ser administrada aos 15 meses de idade se a criança tiver recebido uma dose da vacina tríplice viral entre 12 e 14 meses. A vacina varicela monovalente é indicada para surto hospitalar a partir dos nove meses de idade.

Tratamento

No tratamento da catapora, em geral, são utilizados analgésicos e antitérmicos, para aliviar a dor de cabeça e baixar a febre e antialérgicos para aliviar a coceira. Os cuidados de higiene são muito importantes e devem ser feitos apenas com água e sabão. Para diminuir a coceira, o ideal é fazer compressa de água fria.

Ressaltando que pessoas com catapora não devem ter contato com recém-nascidos, mulheres grávidas ou qualquer indivíduo que esteja com a imunidade baixa (como pessoas com AIDS ou que estejam realizando quimioterapia), já que a doença pode ser mais grave nestes grupos.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px