0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
31 de Agosto de 2017 - EDUCAÇÃO
Programa Escola da Família comemorou 14 anos de existência
Por: Assessoria de Comunicação

O Programa Escola da Família foi instituído no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo e Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

O projeto proporciona a abertura das escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, no período das 9 às 17 horas, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades, ampliar horizontes, incluir, estimular o protagonismo juvenil e valorizar o trabalho voluntário.

Em Tupã contamos com sete escolas com o Programa: E.E. Prof. Anísio Carneiro, E.E. Irene Resina Migliorucci, E.E. Índia Vanuíre, E.E. Joaquim Abarca, E.E. Luis de Souza Leão, E.E. Maestro Nelson de Castro e E.E. Sebastião Teixeira Pinto.

Cada escola organiza as atividades, oficinas e projetos centrados nos quatro eixos: esporte, trabalho, cultura e saúde e que atendem às expectativas do público participante visando a inclusão, a participação ativa da comunidade escolar e extraescolar, maior participação de pais e alunos na construção de uma cultura de prevenção, de espectadores críticos conscientes e na construção de uma escola mais solidária. Visa no protagonismo juvenil ações que dão vazão à criatividade e à expressão artística, no uso de expedientes da linguagem visual, dramatizada, plástica e tantas outras que compõem a leitura da arte no mundo.   

Milhares de universitários, de todo o Estado de São Paulo, dedicam hoje, seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País, realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior – O Programa Bolsa Universidade.

Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade para pelo Estado e o restante financiado pela própria faculdade. Os universitários contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local e, quando formados, acrescentarão ao currículo uma preciosa experiência, enriquecida por valores como a responsabilidade social e participação comunitária.

Em comemoração ao “XIV Aniversário do Programa” e realização do evento “Agita Família da Paz e Solidariedade”, a Coordenação Regional organizou para dias 26 e 27 de agosto, atividades culturais e interativas.

No sábado (26) de agosto as equipes do Programa Escola da Família das unidades escolares: E.E. Prof. Anísio Carneiro, E.E. Irene Resina, E.E.Prof. Sebastião Teixeira Pinto, E.E. Luiz de Souza Leão, E.E. Índia Vanuíre, E.E. Maestro Nelson de Castro e E.E. Joaquim Abarca, promoveram no Salão de Reuniões da Diretoria Regional de Ensino de Tupã: Abertura oficial do evento com a acolhida da Dirigente Regional de Ensino Lucimeire Rodrigues Adorno, um minuto de silêncio para contemplação e meditação silenciosa, gesto de respeito, às mulheres vítimas de violência. Apresentação Teatral: Cordel de Adolescente (Sylvia Orthof), apresentado pela Profa. Marcinha Moureira da Cia. Flor de São João, Prólogo: Lampião e Maria Bonita no Reino Divino (Anna Maria Dias), com Vereador, Advogado e funcionário público Charles dos Passos, oficina de artesanato "Boneco de Jornal", com o funcionário público municipal Luciano Januário, música ambiente com o voluntário de Iacri Cícero Quer, Mestre de Cerimônia com Paulo César (Pézão), dança “Zumba” com Prof. de Educação Física Anderson CirianiZim (Estúdio Mundo Fitness), todos voluntários.

Contamos com as presenças ilustres: da Dirigente Regional de Ensino de Tupã Lucimeire Rodrigues Adorno, Prefeito Ricardo Raymundo, Vice-Prefeito Caio Aoqui, secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, Supervisores de ensino, vereador Eduardo Edamitsu, membros e professores do Projeto Adolescente Consciente, colaboradores, voluntários, vice-diretores, educadores universitários e TV Câmara. Todos parabenizaram o Programa pelo importante e eficiente trabalho desenvolvido nas escolas do município de Tupã.

A Coordenadora do Programa Escola da Família da Diretoria Regional de Ensino de Tupã, Rosana Zamana, responsável pela organização do evento, destacou a importância do programa para as escolas estaduais e municipais, para os universitários, na inclusão e desenvolvimento das crianças, jovens e comunidades.

O secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez também prestigiou o evento e esclareceu que o Programa Escola da Família oferece oportunidades àqueles que tenham interesse em cursar uma faculdade.

“Temos que celebrar os 14 anos do Programa Escola da Família, já que é através desse programa é possível que a população tenha mais oportunidades de entrar na faculdade. Os bolsistas desenvolvem atividades, oficinas e projetos aos finais de semana, em escolas estaduais ou municipais (dos municípios conveniados) do Estado de São Paulo, atividades compatíveis com a natureza de seu curso de graduação ou de acordo com as suas habilidades pessoais”, ressaltou.

Já no domingo (27), o evento contou com o I Festival de Dança Urbana do Município de Tupã. Na manhã do domingo, a comemoração dos 14 anos do Programa continuou com a participação das sete comunidades do PEF espantando a preguiça na “Caminhada do Bem” promovida pela UNIMED de Tupã e doação de produtos de higiene para o Lar Santo Antônio.

No período da tarde todos também participaram do “I Festival de Dança Urbana - Breakpã X Battle“(Batalha de Bboys), organizado pelo Programa, em parceria com o Grupo Arte Break de Tupã e comércio local. O evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Parceira), Ong Umont e o Fotógrafo Marcel Yazawa.

A população, os vice-diretores e universitários do Programa prestigiaram uma batalha de dança break/hip hopsendo campeão em 1º lugar, dentre 10 participantes de Tupã e região,o palestrante e “Bboy”Gustavo Fernandes, apelido “Nyambertal” da cidade de Birigui.

Participaram também de palestra interativa sobre o surgimento do hip hop com o “Bboy”Nyambertal, palestra com Roberto Luiz de Lima (Instrutor de Dança Urbana de Rancharia), Mestre de Cerimônia com André Ébano, na discotecagem B Boy Daniel Monkeyx (Huck), B Boy Jeferson Carlos como jurado e voluntário do PEF e apresentação de Rap com Rogério Anjos, que trouxe com as rimas e ritmo  marcante do Rap, mensagens sobre Paz e as belezas da nossa cultura.

A Coordenação Regional do Programa Escola da Família agradeceu a todos pela presença e enaltece a importância do trabalho voluntário, acima de tudo um ato de amor, respeito, compaixão, justiça e solidariedade. “O serviço de voluntariado representa oferecer, espontaneamente, o seu melhor para colaborar com a melhoria contínua do outro. Isto é altamente positivo, pois quando nos abrimos a esta possibilidade e, doamos o nosso tempo, além de evoluir como ser humano, também ajudamos a construir um mundo melhor”, concluiu a Coordenação Regional do Programa Escola da Família.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px