0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
01 de Setembro de 2017 - SAÚDE
CRAS SUL recebe palestra sobre prevenção à leishmaniose
Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), tem desenvolvido diversas ações de conscientização e prevenção contra a leishmaniose visceral no município.

Na última terça-feira (29), o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS da Zona Sul, recebeu palestra com o responsável pelo CCZ, Robison Luís, sobre orientações gerais de prevenção à doença.

De acordo com Robison, a melhor forma de prevenir a leishmaniose é a prevenção. “Através de palestras e da conscientização que os agentes de saúde têm desenvolvido, estamos conseguindo reduzir os casos da doença em Tupã”. Até o mês de julho deste ano, 111 casos foram notificados, enquanto no mesmo período de anos anteriores o número era duas vezes maior.

A palestra do CRAS SUL tratou da importância de podar as árvores, dando o destino correto aos restos, limpar quintais, recolher fezes de animais e restos de matéria orgânica, evitando assim a proliferação do mosquito palha. “A prevenção passa por medidas de saneamento básico. Como os vetores se multiplicam em áreas com muita matéria orgânica, é preciso manter a limpeza dos pátios”, explica o responsável pelo CCZ.

É imprescindível o cuidado com os cães de estimação, pois são o reservatório do parasita. Quando infectados, os cachorros ficam com o protozoário no corpo.

“Se picados pelo vetor, pode ocorrer transmissão tanto para o homem quanto para outros cães. Vale lembrar que a doença só é transmitida pelo mosquito, ou seja, não há contágio pelo contato com animais ou pessoas”, ressalta Robison.

As ações do Centro de Controle de Zoonoses contra a leishmaniose seguem ininterruptas. Caso o animal apresente perda de peso e de apetite, feridas nas orelhas e focinho, crescimento exagerado das unhas, queda de pelo com maior e febre prolongada, o dono poderá entrar em contato com a pasta e solicitar uma visita em sua residência.

A Secretaria Municipal de Saúde está localizada na Rua Paiaquás, 370 e o telefone para contato é (14) 3404-2200.

 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px