0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
01 de Setembro de 2017 - SAÚDEA Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria
Secretaria de Saúde imuniza mais de 3 mil tupãenses no primeiro semestre
Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta semana que cresceu o número de pessoas imunizadas contra a doença da Febre Amarela em Tupã.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Laércio Garcia, durante todo o ano de 2016 foram vacinadas 2.634 pessoas, já neste ano, entre os meses de janeiro a julho, foram registradas 3.098 tupãenses imunizados.

“Esse aumento no número de pessoas imunizadas contra a doença se deve a intensificação da campanha realizada pelas equipes de saúde e também pela conscientização dos tupãenses sobre a gravidade da Febre Amarela após o surto no fim do ano passado, onde vários brasileiros perderam a vida por causa do vírus”, comentou.

Segundo o Ministério da Saúde, a febre amarela tem maior número de casos entre dezembro e maio em regiões silvestres, rurais ou de mata, mas nem por isso as pessoas devem se descuidar.

“Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é altamente eficaz e segura para o uso, a partir dos nove meses de idade em situações de rotina, ou a partir de seis meses de idade, em casos de surto da doença. A Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como pode haver queda na imunidade com o tempo de vacinação, o Ministério da Saúde definiu optou por adotar duas doses, sendo uma aos noves meses de idade com reforço aos quatro anos, já para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses, normalmente com intervalo de dez anos”, destacou.

 

Vacina em atraso

De acordo com Garcia, mesmo Tupã não estando na área de risco da doença, ainda é muito importante que toda a população esteja com a carteira de vacinação em dia.

“Para qualquer tipo de instrução sobre atrasos na carteira de vacina, é só a pessoa se dirigir a unidade de saúde que seu bairro pertence e se orientar com a equipe na sala de vacinas. Vale ressaltar que a vacina contra febre amarela, em pessoas sem problemas de imunidade, tem uma proteção de até 98% e está disponível de forma gratuita em todas as unidades de saúde de Tupã”, advertiu o secretário.  

 

Vacina

Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação do Programa Nacional de Imunizações é de que apenas uma dose já seja suficiente para proteção e pode ser aplicada aos 9 meses de idade.

Pessoas que já possuem duas doses registradas no cartão não precisam receber doses adicionais, pois já são consideradas adequadamente imunizadas. Outra recomendação é que todas as pessoas que residem ou que irão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata, que são áreas com recomendação para vacinação contra febre amarela, devem procurar a unidade para regularizar a carteira de vacina 15 dias antes da viagem.

 

Febre amarela

De acordo com a enfermeira da vigilância epidemiológica, Joselaine Pio Rocha, a febre amarela é uma doença febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias) e de gravidade variável. A forma grave caracteriza-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal, que podem levar à morte. Não existe tratamento específico para combater a doença.

“O paciente deve procurar atendimento, permanecer em repouso, com reposição de líquidos, conforme indicado pelo médico. Os principais sintomas são febre alta abrupta, calafrio, dor no corpo, prostração, diarréia, náuseas e vômitos. a doença é transmitida somente pela picada de mosquitos transmissores infectados como o Aedes aegypti (urbana) ou Haemagogus (silvestre)”, declarou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px