0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
04 de Setembro de 2017 - SAÚDE
Campanha de vacinação antirrábica começa nesta segunda-feira
Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia nesta segunda-feira (4) a Campanha anual de Vacinação Antirrábica, que segue até o próximo dia 29. O dia “D” de vacinação está prevista para ser realizada nos dias 23 e 24 de setembro.

Segundo o responsável pelo CCZ de Tupã, Robison Luiz, o censo de animais indica que em Tupã exista cerca de 19.261 cães e gatos e a meta de vacinação deste ano é imunizar pelo menos 80% dos animais.

“Todos os anos cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva, com exceção das fêmeas gestantes. Além disso, também não é indicado que animais com menos de 4 meses de idade receba a vacina. É importante lembrar que a dose da antirrábica é gratuita e todas as raças de cães e gatos podem ser imunizados, já que a dose tem a função de proteger animais domésticos contra a doença da raiva.”, ressaltou.

De acordo com Robison, para facilitar a aplicação da dose e como medida de segurança, a recomendação na hora da aplicação da dose é para que os animais estejam com coleira ou guia. Já os proprietários devem estar com a caderneta de vacinação do animal em mãos.

“Caso essa seja a primeira vacina do cão ou gato, o CCZ providenciará a caderneta de vacina para o animal, mas é importante que depois o dono atualize as vacinas e marque todas na caderneta do pet”, orientou.

 

Cronograma

De acordo com o cronograma da campanha, os pontos de vacinação seguirão uma agenda e a campanha ocorrerá em diversos pontos estratégicos espalhados pelo município. A equipe planeja iniciar a campanha na zona rural de Tupã para depois imunizar todos os animais da área urbana.

Seguindo o cronograma, a vacinação terá início nesta segunda na estrada São Martinho, na terça-feira as equipes atenderão os animais da estrada Progresso, na quarta será na estrada Luar. No dia 11 a campanha volta a atender os animais da estrada Tininho e Estrada Chalé, no dia 12 haverá equipes na estrada Sabiá I, Bairro Sabiá II e estrada Caran, dia 13 será a vez do bairro Três Vendas, dia 14 no bairro Harmonia e no dia 15 na estrada da Pitanguera.

A vacinação continua no dia 25 na vicinal Tupã x Varpa, no dia 26 no bairro Monteiro I e 27 no bairro Monteiro II, já no dia 28 a vacinação será na estrada do Picadão e na estrada Lajes Tamoios, e para terminar a campanha, no dia 29 serão imunizados os animais domiciliares da estrada do Thermas e Chácaras que vão para o Aeroporto.

De acordo com a programação do dia “D”, nos dias 23 e 24 de setembro cerca de 30 postos de vacinação estarão atendendo os animais da zona urbana das 8h às 17 horas. No sábado (23), funcionarão pontos na Praça da Bandeira, Praça da Igreja São Judas, Praça da Escola Anísio Carneiro, Ginásio do Marabá, Praça da COHAB I, Praça da CECAP, ETEC Paula Souza, EE  Sebastião Teixeira Pinto, EE Irene Resina Migliorucci, EE Luiz de Souza Leão, EE Esther Veris Cerpe, EE Maestro Nelson de Castro, Centro Comunitário Conj. Antonio Pereira Gaspar, Estacionamento da Igreja Santa Rita e também no PSF Jamil Dualib.

Já no domingo (24), das 8h às 12 horas, a campanha de vacinação continua na Praça Da Bandeira, Praça da Igreja São Judas, Praça da Escola Anísio Carneiro, Ginásio do Marabá, Praça da COHAB I, Praça da Cecap, ETEC Paula Souza, EE  Sebastião Teixeira Pinto, EE Irene Resina Migliorucci, EE Luiz De Souza Leão, EE Esther Veris Cerpe, Centro Comunitário Conj. Antonio Pereira Gaspar, Distrito Universo, Distrito Parnaso e também no Distrito Varpa.

 

2016

De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses, no ano de 2016 o número de animais imunizados durante a campanha foi de 16.811, atingindo 87,28% do total de animais estimados no município.

“No ano passado superamos essa meta e esperamos que este ano isso se repita para garantir tanto a saúde dos nossos pets como também da população em geral, já que a doença também pode atingir humanos”, comentou.

 

Doença e sintomas

A raiva é uma doença viral que se alastra pelo sistema nervoso central de animais de sangue quente, domésticos ou selvagens. É transmitida ao ser humano através do contato com animais contaminados pelo vírus, bastando que algum tipo de ferida já existente entre em contato com a saliva do animal doente.

Os principais sinais clínicos da raiva são: perda de apetite, alterações de comportamento, agitação, agressividade, falta de coordenação motora, paralisia de músculos da mandíbula que resulta em salivação e dificuldade em deglutir.

“Caso seu animal de estimação apresente alguns destes sintomas, procure um médico veterinário o quanto antes possível, pois em poucos dias o animal pode vir a óbito”, finalizou Robison.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px