0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
12 de Agosto de 2013 - Educação
Prefeitura lança programa Creche Amiga da Amamentação
Por: Assessoria de Imprensa

Trabalho será feito com as mães do maternal, em todas as creches da cidade

O programa "Creche Amiga da Amamentação" foi lançado pelo prefeito Manoel Gaspar na última quinta-feira (08). O projeto pioneiro no município e em toda região é resultado de uma parceria entre o banco de leite do hospital São Francisco, as secretárias de Educação e Saúde, além da Fundação Abrinq.

O principal objetivo do programa é incentivar o aleitamento materno. As mães que desejarem ir até a creche, terão um espaço reservado e tranquilo para o momento da amamentação. Elas podem também deixar seu leite em um local adequado na própria instituição.

A diretora de núcleo educacional, Andreia Doretto, explica que as creches municipais terão uma sala especifica para as mães que quiseram amamentar seus filhos no local, proporcionando assim, privacidade e conforto.  “A amamentação fortalece o vínculo entre mães e filhos, desenvolvendo principalmente entre eles uma relação de amor, confiança e segurança.”

A implantação do projeto se divide em três etapas:

A primeira etapa foi uma reunião com os auxiliares de desenvolvimento e coordenadores das creches, que passaram por um treinamento e qualificação durante uma semana visando a importância da atitude. Também serão feitas reuniões com todos os pais das crianças incentivando que participem.

A segunda etapa consiste na criação do ‘cantinho da amamentação’ em todas as creches municipais.

A última etapa será feita mediante visitas para monitorar as ações implementadas, incentivando boas práticas, como o uso da caneca ao invés da mamadeira. Além de estimular e incentivar as mães sobre a coleta de leite humano em casa ou na própria creche.

Lançamento

No lançamento do programa estavam presentes, o prefeito Manoel Gaspar, diversas autoridades como a vice-prefeita de Iacri, Marina Pacarano, o secretário de Saúde de Bastos, Valdir Dezan, Renata Guilherme, Secretária de Saúde de Herculândia, o Dr. Luis Carlos Barefati da Unimed de Tupã, a dentista Rose Chiaradia, consultora internacional em lactação e também a representante da área de direito à proteção especial da Fundação Abrinq, Márcia Thomazinho. Estudantes das faculdades de Tupã também estavam presentes.

Na oportunidade, o prefeito Manoel Gaspar ressaltou que estas ações são de educação e de saúde preventiva. “Nós queremos estimular a prevenção, através do projeto, proteger as crianças, alertar as mães sobre os benéficos do aleitamento materno. Cada um fazendo um pouco a um resultado ainda maior na melhora da qualidade de vida das pessoas.”

O Dr. Dalton Chiaradia médico pediatra do Hospital São Francisco destacou que o programa é uma conquista que ficará marcada pela qualidade e sensibilidade com o olhar humano, para o desenvolvimento das crianças atendidas.  “A iniciativa desta gestão merece meu agradecimento, pois representa um grande diferencial”, finalizou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px