0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
05 de Setembro de 2017 - Desenvolvimento Econômico
Curso de Programação e Operação de Torno CNC está com matrículas abertas
Por: Assessora de Comunicação

A Escola de Formação Industrial “Paulo Renato Stort” (Senai) em parceria com a Prefeitura está com inscrições abertas para o curso “Programação e Operação de Torno CNC” até o dia 8 deste mês.

Segundo informações do coordenador do Senai, Israel Velloso Neto “Tutu”, o curso de aperfeiçoamento profissional tem por objetivo o desenvolvimento de competências para operar e programar Torno CNC.

Ele informou também que será abordado: comando numérico: função; vantagens do comando numérico; máquina-ferramenta: características; sistemas de coordenadas cartesianas: regra da mão direita; sistema de coordenada absoluta; sistema de coordenada incremental; pontos de referência: ponto zero da máquina; ponto zero da peça; definição de ponto zero e a sua importância na programação de máquinas a comando numérico.

“Os alunos também aprenderão sobre funções de programação para interpolação linear e circular: movimento rápido; interpolação linear com avanço programável; interpolação circular horária e anti-horária; compensação do raio da ferramenta; descompensação do raio da ferramenta; cálculo técnico; teorema de pitágoras; trigonometria; programação; funções auxiliares; funções miscelâneas; funções especiais; ciclos fixos; sub-programas e rotinas”, disse.

Israel informou ainda que já na área de operação, o curso abordará: edição de programas; referenciamento de máquina; modo manual; preset de ferramentas; sistema de fixação de material; modo automático; referenciamento da peça; teste com avanço de trabalho; teste gráfico de programa; corretor de ferramentas; usinagem de peças; mensagens de falhas e alertas. “Para finalizar o conteúdo programático, os alunos também vão aprender sobre ferramentas de corte: geometria; seleção da ferramenta; problemas no torneamento e parâmetros de corte”, disse.

O coordenador finalizou informando que o interessado deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos de idade, ter concluído o Nível Fundamental, ter concluído a qualificação profissional Mecânico de Usinagem Convencional ou comprovar conhecimentos e experiências anteriores referentes a esse aperfeiçoamento, adquiridos em outros cursos, no trabalho ou em outros meios informais.

“As aulas terão início no dia 12 de setembro e se estendem até o dia 1º de março de 2018 e serão realizadas de terça e quinta-feira, das 19 às 22 horas. É importante ressaltar o curso tem o valor de R$ 1.284,00 e pode ser dividido em 6x de R$ 214,00”, concluiu.                      

 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px