0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
05 de Setembro de 2017 - CULTURA
Peça “Isso Não É Um Sacrifício” discute violência e intolerância
Por: Assessora de Comunicação

Dando sequência à programação do Circuito Cultural Paulista, Tupã recebeu no último domingo o espetáculo “Isso Não é um Sacrifício”. O monólogo, dirigido e interpretado pela atriz, diretora e produtora teatral Christiane Tricerri foi apresentado no anfiteatro Clay Alexandre da Silveira, no Jardim Aritana, com entrada franca.

A peça, de autoria roteirista, dramaturgo e escritor Fernando Bonassi (autor dos livros Subúrbio, Luxúria, Passaporte e SP/Brasil, entre outros, e roteirista dos filmes Carandiru e Cazuza) usa o apedrejamento cultural e religioso praticado ainda hoje em alguns países do oriente como pano de fundo para discutir não apenas a violência contra a mulher, mas a violência humana e a intolerância, que transforma vítimas em algozes (e vice versa) de acordo com a inadequação de sua opinião frente ao chamado senso comum.

Minimalista, com cenário que se limita a algumas pedras e uma cadeira, além de iluminação quase monocromática reproduzindo tons de fogo, como amarelo, laranja e vermelho, a peça se constrói na força no texto e na interpretação visceral de Christiane Tricerri.

Mais do que transformar a mulher em figura frágil e vitimizada, e tornar o homem seu contraponto de violência e poder, o monólogo traça um paralelo com a realidade brasileira em várias outras formas de apedrejamento, como a social, cultural, política e econômica. De forma crua, muitas vezes usando violência textual para retratar a violência cotidiana, “Isso Não é um Sacrifício” leva público a uma sessão de desconforto. Desconforto que leva à reflexão.

 

Bate papo

 

Após a encenação, a atriz Christiane Tricerri participou de um animado bate-papo com o público, onde falou sobre os objetivos da peça, a banalização da violência e as dificuldades para produzir cultura no país.

Considerada uma das principais atrizes de teatro da sua geração, Christiane estrelou grandes sucessos teatrais do Grupo Ornitorrinco como Ubu, O Doente Imaginário, A Velha Dama Indigna, Sonho de uma Noite de Verão e A Comédia dos Erros, todas sob a direção de Cacá Rosset.

Ela destacou a importância do poder público para o fortalecimento da cultura e agradeceu a presença do vice-prefeito Caio Aoqui; do secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez e do vereador Eduardo “Shigueru” Edamitsu.

Sucesso também na televisão, onde participou das minisséries Anarquistas Graças a Deus de Walter Avancini na TV Globo, Cometa na TV Bandeirantes e A Casa das Sete Mulheres de Jayme Monjardim e da novela Amor à Vida, Christiane agradeceu a presença do público e minimizou o fato do teatro não estar lotado.

“Eu prefiro me apresentar para um publico restrito, mas que se envolve com o espetáculo do que para um público maior, mas disperso. Por isso gostaria de agradecer a todos vocês que vieram nos prestigiar, já que é através de vocês que a cultura e teatro continuam vivos”, elogiou.

Cristiane destacou ainda a importância do programa Circuito Cultura Paulista, uma parceria entre o governo estadual, através da Secretaria Estadual de Cultura, Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e prefeitura, para a democratização e massificação da cultura.

“Participo do Circuito Cultural há 10 anos e sei o quanto ele é importante por permitir que a gente leve nosso trabalho a lugares que dificilmente conseguiríamos ir sem o apoio de projetos como esse. Sabemos também que esse programa é de grande importância por permitir que moradores de cidades do interior possam ter acesso, de forma gratuita, a espetáculos que geralmente são apresentados apenas em grandes centros. Além de democratizar a expressão artística, esse programa é fundamental para a formação de novos públicos”, concluiu. 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px