0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
06 de Setembro de 2017 - SAÚDE
Ricardo inaugura hoje Centro de Atenção Psicossocial
Por: Assessora de Comunicação

O prefeito Ricardo Raymundo inaugura hoje, às 10 horas, mais uma importante conquista na área da Saúde, a instalação do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), destinado ao atendimento de pacientes psiquiátricos.

A implantação do CAPS II também representa uma grande conquista da vereadora Telma Tulim, que desde 2010 vem batalhando pela instalação do Centro de Atenção Psicossocial em Tupã.

O CAPS II de Tupã funcionará provisoriamente em um imóvel alugado na rua Iracema, 100, Vila Sevilha, e futuramente a conclusão da reforma do prédio que abrigava o Ambulatório de Saúde Mental e a Farmácia da Saúde Mental, na Avenida Tapuias, 530.

O imóvel foi avaliado pela equipe técnica da Diretoria Regional de Saúde IV de Marília (DRS-IV), que considerou o espaço adequado para implantação provisória CAPS II, necessitando apenas de algumas melhorias já realizadas pela prefeitura. 

De acordo com o secretário de Saúde, Laércio Garcia, com a inauguração do CAPS, a prefeitura não deixará os pacientes psiquiátricos sem o devido atendimento e acompanhamento, principalmente após o fechamento do Instituto de Psiquiatria Tupã (IPT) e em breve o encerramento das atividades da Clínica Dom Bosco.

Ele destacou também que com a disponibilização do novo atendimento, a prefeitura de Tupã inova a atuação do poder público no campo da saúde mental, que nos últimos anos tem passado por profundas transformações, principalmente com relação às práticas assistenciais terapêuticas.

Para o secretário de Saúde, o CAPS ocupar lugar central na nova concepção de rede de serviços, assumindo a função de organizar a demanda e a própria rede de cuidados em saúde mental de seu território, que podem ser compostas por residências terapêuticas, leitos em hospital geral, centros de convivência, ações de saúde mental na atenção básica.

“A instalação deste CAPS, juntamente com a implantação das Residências Terapêuticas, representa um importante avanço no programa de saúde mental do município de Tupã. O objetivo dessa nova política é substituir a prática asilar e medicamentosa, responsável por um histórico de segregação e exclusão do usuário, por uma ação mais inclusiva, que valoriza as potencialidades do indivíduo, garantindo mais igualdade, respeito e cidadania”, explicou. 

Laércio destacou também que através do CAPS a prefeitura poderá potencializar e implantar novos dispositivos em parceria e corresponsabilidade com outros atendimentos como a atenção básica, estratégia de saúde da família e ações intersetoriais.

“Essa nova rede de atendimento possibilitará a melhoraria da abordagem, acolhimento, tratamento e encaminhamento a essa clientela, visando qualificar o atendimento e evitar internações desnecessárias”, completou.

O secretário de Saúde informou ainda que a unidade de Tupã é conhecida como CAPS II, servindo como pólo regional, atendendo também pacientes das cidades de Arco-Íris e Queiroz, totalizando uma população de 70.329 habitantes.

Para atender a essa demanda o CPAS contará com equipe de atendimento formada por 1enfermeiro com especialidade em saúde mental, 1 médica psiquiátrica, 1 assistente social, 1 terapeuta ocupacional e 2 psicólogas.

A unidade contará também com 2 auxiliares de enfermagem, 1 auxiliar administrativo, 1 auxiliar de serviços gerais e 1 segurança. Além disso, serão contratados ainda, através de concurso público; 1 técnico educacional, 1 auxiliar administrativo e 1 artesão.

Humanização

Já o prefeito Ricardo Raymundo destacou que a inauguração do CAPS II comprova o compromisso da atual administração com a ampliação e melhoria dos serviços de saúde prestados à população.

Segundo o chefe do Executivo, o CAPS II também reafirma o compromisso do governo municipal em investir na humanização do atendimento na área da saúde. , promovendo uma melhor qualidade de vida das pessoas que apresentam sofrimento psíquico, bem como de seus familiares.

“O CAPS II atenderá prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrentes de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. No CAPS II eles terão diversos tipos de atividades terapêuticas, como psicoterapia individual ou de grupo, orientação e acompanhamento do uso de medicação, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, além de atendimento domiciliar e aos familiares”, concluiu o prefeito. O Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) atenderá de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px