0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
06 de Setembro de 2017 - ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura anuncia programação da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Por: Assessora de Comunicação

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoverá no próximo dia 12 de setembro, a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento será realizado no prédio do Instituto Federal, no período das 7h30 às 13 horas.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Lavagnini da Costa, o principal objetivo da Conferência é buscar melhorias que garantam mais qualidade de vida para a pessoa com deficiência.

“O tema abordado durante a conferência será ‘Os conselhos municipais e os desafios da transversalidade e intersetorialidade nas políticas das pessoas com deficiência’ e será ministrado pelo palestrante Alcebíades Nascimento Júnior”, conta.

Segundo a secretária, a Conferência Municipal deverá contar com a participação de membros representantes de órgãos públicos, entidades, representantes de Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência, usuários e pessoas interessadas nas questões relativas aos direitos das pessoas com deficiência e na defesa dos direitos humanos.

“Será um momento de conferir o que tem sido feito em favor dessas pessoas. Precisamos da participação da sociedade civil e do poder público, para juntos discutirmos os direitos da pessoa com deficiência”, ressaltou.

Segundo a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Tupã, Maria Helena Mozena, o evento prevê também convocar a sociedade para uma ampla discussão na perspectiva da intersetorialidade, transversalidade, interdependência e indivisibilidade dos Direitos Humanos, como parte do processo de avaliação das políticas públicas existentes.

Além de debater a política da pessoa com deficiência através de uma abordagem ampla e agregadora, tanto no que se refere às políticas setoriais, quanto no diálogo com outras temáticas afetas aos Direitos Humanos; discutir o temário sugerido e debater os avanços e os desafios sobre a implementação da política da pessoa com deficiência nos âmbito municipal; analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as metas para a implantação das políticas da pessoa com deficiência no município e construir diretrizes e ações estratégicas de cada eixo temático.

“Durante a Conferência, vamos assegurar esse espaço de discussão sobre a conexão entre os diferentes conselhos, secretarias e organizações da sociedade civil, a fim de fortalecer a participação social de forma ampla e diversa, interligando segmentos e políticas com foco em ações conjuntas de todos os públicos envolvidos com Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência nos âmbito do município”, afirmou.

De acordo com a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Tupã, durante o evento, também serão eleitos os conselheiros da sociedade civil para o biênio 2017-2019.

“A secretaria possui a sala dos conselhos, onde assessora todos os conselhos pertencentes à política de assistência social, entre eles o Conselho da Pessoa com Deficiência, que existe há 12 anos. Vamos aproveitar essa união para que, durante a conferência, façamos também a eleição dos novos conselheiros que estarão à frente desse setor nos anos de 2017 à 2019”, comenta.

Eleição dos Conselheiros

De acordo com o Conselheiro e membro da Comissão Organizadora da Conferência, Valdo Pereira, durante a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência serão eleitos sete conselheiros titulares e outros sete conselheiros suplentes.

Segundo ele, os conselheiros serão eleitos pela plenária, em votação aberta, após manifestação e apresentação de cada candidato titular e suplente indicados pelas entidades.

 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px