0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
06 de Setembro de 2017 - SAÚDE
Saúde vacinou 400 animais em dois dias de Campanha
Por: Assessora de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deu início na última segunda-feira à Campanha de Vacinação Antirrábica. Seguindo o cronograma definido pela Secretaria de Saúde, a Campanha começou vacinando os animais na estrada São Martinho. Ontem a equipe atendeu os animais da estrada Progresso e hoje os atendimentos serão na estrada Luar.

Segundo o responsável pelo CCZ de Tupã, Robison Luiz, na semana que vem a vacinação continuará na estrada Tininho e Estrada Chalé; no dia 12 haverá equipes estarão na estrada Sabiá I, Bairro Sabiá II e estrada Caran. Já no dia 13, será a vez do bairro Três Vendas; dia 14 os trabalhos estarão centralizados no bairro Harmonia e no dia 15 na estrada da Pitanguera.

“Já nos primeiros dias da Campanha tivemos um número muito bom de animais vacinados. Esperamos que a população tenha consciência e continue colaborando com a Campanha”, disse.

Robison destacou também que todos os anos, cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva, com exceção das fêmeas gestantes. Além disso, também não é indicado que animais com menos de 4 meses de idade recebam a vacina.

“A equipe da Prefeitura está disponibilizando as vacinas gratuitamente para todas as raças de cães e gatos. Também pedimos a colaboração da população para que os animais estejam com coleira ou guia no momento da aplicação, pois queremos realizar a vacinação com segurança”, disse.

Doença

Os donos dos animais devem estar atentados aos sintomas, pois os principais sinais são a falta de coordenação motora, alterações de comportamento, paralisia de músculos da mandíbula que resulta em salivação, dificuldade em deglutir, agitação, agressividade e perda de apetite.

A raiva é uma doença viral que se alastra pelo sistema nervoso central de animais de sangue quente, domésticos ou selvagens. É transmitida ao ser humano através do contato com animais contaminados pelo vírus, bastando que algum tipo de ferida já existente entre em contato com a saliva do animal doente.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px