0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
12 de Setembro de 2017 - CULTURA
Homenagem marcará 37 anos de falecimento de Souza Leão
Por: Assessoria de Comunicação

Todos os anos a Secretaria Municipal de Cultura reúne autoridades, funcionários, alunos e familiares de Luiz de Souza Leão, para prestar homenagem póstuma ao fundador do município de Tupã. Neste ano, completa-se 37 anos desde seu falecimento.

A cerimônia será realizada no dia 21 de setembro no espaço do Solar Luiz de Souza Leão, a partir das 9 da manhã. No mesmo dia é comemorado também o Dia da Árvore. Por isso, de acordo com o secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, uma muda de árvore será plantada no local. “Souza Leão era um apreciador das árvores e no jardim do Solar, que foi sua residência, existem diversas espécies nativas”, conta o secretário.

A residência do fundador foi construída em 1935 e tornou-se Patrimônio Histórico Cultural Estadual pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico, que tem a função de proteger, valorizar e divulgar o patrimônio cultural no Estado de São Paulo.

 “O casarão tem estilo colonial em meio à natureza e abriga obras de arte e relíquias, além de diversas peças características do período histórico do município, encantando a todos que o visitam pela sua suntuosidade e bom gosto para a época”, observa Renato.

 

Luiz de Souza Leão

Luiz de Souza Leão era descendente de uma família proprietária de terras em Pernambuco. Estabeleceu-se em Cafelândia como grande agricultor e pecuarista e, em 1929, juntamente com João do Val e Eurípedes Soares da Rocha, fundou o núcleo de Tupã, que foi elevado a município em 1938.

Em 1935, Souza Leão mandou construir sua residência em terreno remanescente do loteamento original da cidade, sendo doada à prefeitura em 1964, sob a condição de após a sua morte, nele ser instalado o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre.

A propriedade, com área aproximada de 2.200 m², compreende a antiga residência com 14 cômodos, além dos destinados a serviços em alvenaria de tijolos e densa arborização.

Luiz morreu em 21 de setembro de 1980, aos 79 anos e foi sepultado no jardim do próprio Solar, onde hoje se encontra o mausoléu.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px