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12 de Setembro de 2017 - EDUCAÇÃO
Escolas municipais de Tupã levam o tema “Folclore Brasileiro” para salas de aulas
Por: Assessoria de Comunicação

Tendo como objetivo valorizar a cultura e a tradição popular, a escola da rede Municipal de Ensino de Tupã EMEIEF Professora Sônia Maria Gomes Jerônimo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, trabalhou ao longo do mês de agosto com diferentes projetos que fazem parte do folclore brasileiro.

Segundo o secretário Municipal de Educação, Mauro Guerra, as atividades sobre o folclore foram divididas e apresentadas a toda comunidade escolar com o objetivo de preservar e repassar para as novas gerações o conjunto de crenças, mitos, lendas, festas, superstições e artes que são a essência de um povo.

“As manifestações folclóricas são na verdade, a forma de pensar, de agir e de sentir de um povo e são geralmente transmitidas oralmente, ou de forma representativa e significativa para todos. Com toda sua riqueza, o folclore apresenta características de todas as regiões de um país; e torna-se de fundamental importância, pois somos formados por meio de expressões culturais, costumes e tradições. Além disso, o folclore aproxima o homem da história do seu povo, da história da sua terra e consequentemente, da sua história também. O homem se conhece e reconhece sua historicidade e humanidade através do folclore”, lembrou.

De acordo com Guerra, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer as cantigas de ninar, jogos, trava-línguas, brinquedos e brincadeiras, além das parlendas, lendas e mitos que fazem parte da cultura folclórica.

“Todas as atividades ocorreram de maneira lúdica e prazerosa, sendo contextualizado na confecção de um álbum de figurinhas folclóricas, jogo da memória e oficinas, para construírem brinquedos, tais como a Peteca. As criaças ainda participaram de diversas brincadeiras e foram repertoriados com uma vasta gama de leituras que contemplavam lendas, mitos e histórias presentes em obras de autores renomados como Ricardo Azevedo e Marcelo Xavier, que envolvem as crianças com um texto rico e altamente indicado para esta faixa etária”, contou.

O secretário ressaltou ainda que as atividades entorno do tema foi uma boa oportunidade para valorizar e conhecer a cultura brasileira, que é rica e tão presente em nossa região.

“Na história da humanidade, as pessoas, em todas as culturas, buscaram e buscam explicações sobrenaturais para as coisas que não entendem. Todos os povos possuem suas tradições, contos, causos, personagens lendários, provérbios, canções e cantigas, brincadeiras, artesanato, culinária, jogos e brinquedos, festas populares e atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo”, observou.

 Para finalizar, o secretário parabenizou os trabalhos de professores e funcionários da EMEIEF Professora Sônia Maria Gomes Jerônimo, que desenvolveram as atividades com as crianças.

“Gostaria de parabenizar a diretora Angélica Luchi Deróbio Marchetti, a coordenadora Sirleine dos Santos Lovato, além dos professores, que realizaram com os alunos atividades que tinham como foco o Folclore, observando que o saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo”, concluiu.

 

Folclore

A palavra folclore vem da expressão inglesa folk-lore, que significa "saber do povo". O escritor e colecionador de antiguidades, William John Thoms, criou essa denominação, no século XIX, para identificar e interpretar os costumes e saberes do povo. Através das diversas manifestações culturais do folclore, pode-se conhecer a cultura e a tradição de povos antigos e compreender a ressignificação dessa cultura antiga, presente nos dias de hoje.

Assim, os mitos, as crenças e as lendas presentes em nossa vida, mesmo que inconscientemente, no uso da medicina popular, na religião, nos ditados populares, nas simpatias e nas estórias que sempre apresentam uma reflexão em seu desfecho. Essas manifestações são de autoria desconhecida é o saber de um povo, que pode ser produzido por qualquer pessoa.

 
 
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