0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
12 de Setembro de 2017 - SAÚDE
Saúde inicia Campanha de Multivacinação em Tupã
Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (11), a “Campanha Nacional de Multivacinação” promovida pelo Ministério da Saúde visando à atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente. A campanha é destinada a crianças de 0 a adolescentes de 14 anos e as doses já estão disponíveis em todas as unidades municipal de saúde.

Segundo as informações do Ministério da Saúde, o “Dia D” contra a doença será realizado no próximo dia 16, em todas as unidades das 8h às 17h. O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.

De acordo com a enfermeira da vigilância epidemiológica, Joselaine Pio Rocha, essa é uma atualização técnica regular do calendário nacional de vacinação e vem a contribuir para uma melhor cobertura vacinal. A campanha de Multivacinação será realizada até o dia 22 de setembro.

Segundo Josi, serão garantidas nesta campanha todas as vacinas que já estão disponíveis na rotina das unidades de saúde e não há meta a ser atingida, visto que a vacinação será feita de forma seletiva para as crianças e adolescentes, observando as cadernetas de vacinação e a faixa etária.

Josi contou ainda que as vacinas disponíveis para as crianças são: Hepatite A, Hepatite B, Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C Conjugada, Poliomielite Inativada (VIP), Poliomielite oral (VOPb), DTP (difteria, tétano e coqueluche), BCG (formas graves de tuberculose na infância), Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela), Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus tipo b e hepatite B), contra o Papilomavírus Humano (HPV) e Difteria e Tétano (dT).

Já para os adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias estarão disponíveis as vacinas Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), contra o Papilomavírus Humano (HPV), Difteria e Tétano (dT), Febre Amarela, Hepatite B e Meningo C.

“É importante que os pais e responsáveis se mobilizem e redobrem a atenção sobre os cuidados com a saúde dos filhos, como é o caso da imunização, que é gratuita e as doses podem ser tomadas em qualquer unidade de saúde”, advertiu.

 

Poliomielite

Para facilitar a imunização das crianças contra a poliomielite, a Secretaria Municipal de Saúde, junto com a Secretaria Municipal de Educação, receberá o reforço do personagem “Zé Gotinha”, que passará por todas as creches municipais nos dias 14 e 15 de setembro, a partir das 9h.

 

Orientações

De acordo com a Secretaria de Saúde, para que a vacinação seja rápida e tranquila os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças e jovens para conferência das doses em atraso.

Caso o documento foi perdido ou extraviado, a recomendação é procurar o mesmo posto no qual a criança foi vacinada anteriormente, para acesso ao arquivo. “Para qualquer tipo de instrução sobre atrasos na carteira de vacina, é só a pessoa se dirigir a unidade de saúde que seu bairro pertence e se orientar com a equipe na sala de vacinas”, finalizou Josi.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px