0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
12 de Setembro de 2017 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Curso de Programação e Operação de Torno CNC começa hoje
Por: Assessoria de Comunicação

Fazendo parte da grade de curso de capacitação, a Escola de Formação Industrial “Paulo Renato Stort” (Senai) em parceria com a Prefeitura dará início hoje ao curso Programação e Operação de Torno CNC.

As aulas estendem até o dia 1º de março de 2018 e serão realizadas de terça e quinta-feira, das 19 às 22 horas, na escola no Senai, localizado na rua Tapajós, 804. O curso de aperfeiçoamento profissional tem por objetivo o desenvolvimento de competências para operar e programar Torno CNC.

O coordenador do Senai, Israel Velloso Neto “Tutu” informou que o curso abordará o conteúdo programático, onde os alunos terão contato com a teoria e a prática. “Serão abordados comando numérico: função; vantagens do comando numérico; máquina-ferramenta: características; sistemas de coordenadas cartesianas: regra da mão direita; sistema de coordenada absoluta; sistema de coordenada incremental; pontos de referência: ponto zero da máquina; ponto zero da peça; definição de ponto zero e a sua importância na programação de máquinas a comando numérico”, informou.

Ele informou também que os alunos terão contato com as funções de programação para interpolação linear e circular: movimento rápido; interpolação linear com avanço programável; interpolação circular horária e anti-horária; compensação do raio da ferramenta; descompensação do raio da ferramenta; cálculo técnico; teorema de pitágoras; trigonometria; programação; funções auxiliares; funções miscelâneas; funções especiais; ciclos fixos; sub-programas e rotinas.

Além disso, já na área de operação, o curso abordará: edição de programas; referenciamento de máquina; modo manual; preset de ferramentas; sistema de fixação de material; modo automático; referenciamento da peça; teste com avanço de trabalho; teste gráfico de programa; corretor de ferramentas; usinagem de peças; mensagens de falhas e alertas; ferramentas de corte: geometria; seleção da ferramenta; problemas no torneamento e parâmetros de corte.

 

O coordenador finalizou informando que o interessado deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos de idade, ter concluído o Nível Fundamental, ter concluído a qualificação profissional Mecânico de Usinagem Convencional ou comprovar conhecimentos e experiências anteriores referentes a esse aperfeiçoamento, adquiridos em outros cursos, no trabalho ou em outros meios informais.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px