0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
13 de Setembro de 2017 - SAÚDE
Saúde alerta para doenças respiratórias causadas pelo tempo seco
Por: Assessoria de Comunicação

Durante o período de tempo seco, onde a umidade relativa do ar está baixa, a Secretaria Municipal de Saúde reforça as orientações à população para as doenças respiratórias mais comuns nesta época do ano, como gripe, rinite, sinusite, bronquite, pneumonia, asma, laringite e faringite, além de sangramentos nasais.

O tempo seco resseca as vias aéreas e prejudica a proteção natural do nariz, feita por uma secreção líquida que reveste a região. Com isso, facilita a entrada de vírus e bactérias, deixando o corpo mais vulnerável.

A baixa umidade também dificulta a dispersão de poluentes, como poeira, poluição que saem dos automóveis, ácaros e fungos, que ficam no ar e podem ser inalados, favorecendo problemas respiratórios e infecções.

De acordo com a médica especialista em pediatria da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Carneiro Gonçalves, a hidratação é a principal recomendação tanto para a prevenção como para o tratamento. “É importante ingerir muita água e líquidos saudáveis, como chás, água de coco e suco de frutas. Além disso, também é necessário lavar as narinas com soro fisiológico sem conservantes de forma constante”.

Outros cuidados como lavar o rosto várias vezes ao dia, umidificar o ambiente, evitar exposição solar prolongada e exercícios físicos intensos também podem ajudar. “A exposição ao ar-condicionado também pode causar doenças respiratórias, porque o aparelho retira a umidade do ar para resfriar. É recomendado que haja umidificador no local”, ressalta a pediatra.

Ainda de acordo com Camila, sangramentos nasais também podem ser comuns nesta época. “Se o sangramento pode acontecer, mas caso se torne frequente é necessário procurar atendimento médico”, disse. “Caso a população apresente algum sintoma dessas doenças respiratórias, a recomendação é nunca se automedicar e sim procurar as unidades de saúde”, finalizou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px