0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
22 de Setembro de 2017 - CULTURA
Solar Luiz de Souza Leão é reaberto durante homenagem póstuma ao fundador
Por: Assessoria de Imprensa

Tradicionalmente, todos os anos a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza a homenagem póstuma ao fundador do município de Tupã, Luiz de Souza Leão.

A cerimônia, realizada ontem (20), contou com a presença do prefeito Ricardo Raymundo, vice-prefeito CaioAoqui, secretários municipais, representantes da Câmara Municipal, familiares do fundador e alunos da Escola Estadual Luiz de Souza Leão.

No mesmo dia, também aconteceu a reabertura do Solar, que desde abril estava fechado para visitação, para que alguns reparos pudessem ser feitos no interior do local. Além disso, em comemoração ao Dia da Árvore, uma muda de Pau-Brasil foi plantada.

A bisneta do Fundador, Ana Victoria de Souza Leão afirmou que se sente honrada e feliz por fazer parte da família e ressaltou oimportante papel realizado por Souza na construção de Tupã.

“Me sinto honrada em ser bisneta do fundador de Tupã, por tudo que ele fez não só aqui mas nas cidades da região.Ele era um homem desbravador, legionário, que sempre buscou crescer e ajudar a todos. Eu não o conheci, mas levo pra memória as histórias que são contadas por meus familiares. A nossa família busca dar continuidade a essa historia construída por ele”, disse.

Takao Kawakami foi amigo de Souza Leão e explicou que o fundador da cidade buscou diversos setores para fazer a cidade crescer e se empenhou para apoiar as primeiras lojas que surgiram no comércio. “Meus pais chegaram em Tupã no ano de 1934 e logo após montaram um sapataria na avenida. Minha família é uma das mais antigas de Tupã e a minha loja tem 83 anos de funcionamento. A família do Souza Leão sempre fazia compra na minha loja. Ele buscou de várias formas fazer com que Tupã crescesse”, relembra.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Eduardo Edamitsu esclareceu que a homenagem deve ser realizada todos os anos, pois esse é um marco na história de Tupã.

“Participei do sepultamento de Souza Leão e hoje, 37 anos depois, a homenagem continua sendo realizada. O fundador amava a natureza e fez questão de plantar uma variedade de mudas em seu quintal. É importante lembrar que todo o Pau-Brasil que temos em Tupã saiu do Solar, já que o único Pau-Brasil que existia no município antigamente era o de sua casa”, ressaltou.

O secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, fala sobre a importância da reforma do local, para melhor atender os visitantes. “Toda a reforma foi realizada para valorizar ainda mais a história do local e durante a homenagem, recebemos a visita dos alunos escola Luiz de Souza Leão.É um importante ato para que as crianças conheçam toda a história de Tupã”, disse.

Regina Estela Souto, Professora da Escola Souza Leão acompanhou os alunos durante a homenagem e destacou o quanto é importante que participem de eventos como esse. Ela também observou que esse foi um dia produtivo para eles, já que eles ouviram histórias, tiraram dúvidas e acompanharam as autoridades no plantio de árvore, para se conscientizarem sobre a importância da preservação do meio ambiente. “É extremamente importante que os alunos participem de eventos como esse porque eles precisam vivenciar e conhecer toda a história do fundador de Tupã, já que eles estudam na escola que leva o nome dele”, observa.

O vice-prefeito, Caio Aoqui, ressaltou que a homenagem aos 37 anos de falecimento do fundador deve ser sempre realizada, já que Souza Leão que construiu a cidade e imaginou um lugar bom para se viver. “Tivemos hoje uma aula de história da vida do fundador, de como Tupã começou, como era no seu início, relembrando cada detalhe importante para a construção da nossa cidade. Vale ressaltar também que a prefeitura se empenhou em realizar as melhorias no Solar, que infelizmente ficou fechado desde abril. Os funcionários se dedicaram na reforma para que a reabertura acontecesse durante a homenagem”, ressaltou.

Já o prefeito Ricardo Raymundo esclareceu o Poder Executivo vai buscar incentivar e valorizar cada vez mais as memórias e histórias existentes em Tupã. O prefeito ressaltou que o fundador foi visionário para o crescimento de Tupã. “A homenagem serve para reviver a história que é um exemplo. A atitude de um homem há alguns anos atrás, nos deu de presente o município de Tupã. Pudemos reviver toda historia e o mínimo que podemos fazer é relembrar, homenagear e manter esse espaço aberto para que a história de nossa cidade não seja esquecida”, concluiu o prefeito.

 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px