0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
27 de Setembro de 2017 - SAÚDE
Dia “D” de vacinação imuniza mais de 6 mil animais
Por: Assessoria de Imprensa

Realizado no último fim de semana, o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica imunizou 6.893 cães e gatos, totalizando 8.893 animais vacinados. A vacinação teve início no último dia 4 e segue até o dia 29 de setembro.

Segundo o responsável pelo CCZ de Tupã, Robison Luiz, a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, que tem como objetivo impedir a disseminação do vírus da raiva, conseguiu mobilizar a sociedade atingindo 46% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com o cronograma, a campanha continua nesta semana na área rural de Tupã. O ministério da Saúde informou que até o momento não há previsão de prorrogar a campanha em Tupã.

O “Dia D” de imunização foi realizado em mais de 30 postos de Tupã e contou com a participação de uma equipe de cerca de 100 profissionais, entre eles a equipe Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Zoonoses de Tupã e médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária da UniFAI de Adamantina.

“Gostaríamos de agradecer a parceria dos alunos de medicina veterinária da UniFAi, com o apoio dos professores Alex Akira Nakamura e Silvana Gomes Gonzalez. Sobre a vacinação, é importante lembrar que a dose da vacina é gratuita e todas as raças de cães e gatos podem ser vacinados, já que a dose tem a função de proteger animais domésticos contra a doença da raiva”, ressaltou Robison.

Cronograma

Seguindo o cronograma, hoje a campanha atenderá no bairro Monteiro II e no dia 28 na estrada do Picadão e na estrada Lajes Tamoios. Para encerrar a campanha, as equipes de saúde estarão no dia 29 imunizando cães e gatos domiciliares da estrada do Thermas e Chácaras que vão para o Aeroporto.

Recomendações

De acordo com o responsável pelo CCZ, para facilitar a aplicação da dose e como medida de segurança, a Secretaria de Saúde recomenda que os donos dos animais realizem algumas medidas de prevenção como transportar cachorros com guias e os mais ferozes devem estar de focinheira. Já os gatos, devem ser levados em caixas específicas ou presos adequadamente.

“Todos os anos cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva, com exceção das fêmeas gestantes. Além disso, também não é indicado que animais com menos de 4 meses de idade receba a vacina. É importante lembrar que a dose da antirrábica é gratuita e todas as raças de cães e gatos podem ser imunizados, já que a dose tem a função de proteger animais domésticos contra a doença da raiva.”, ressaltou.

Segundo Robison, o censo de animais indica que em Tupã exista cerca de 19.261 cães e gatos e a meta de vacinação deste ano é imunizar pelo menos 80% dos animais.

“Caso essa seja a primeira vacina do cão ou gato, o CCZ providenciará a caderneta de vacina para o animal, mas é importante que depois o dono atualize as vacinas e marque todas na caderneta do pet. Outra recomendação é de que somente sejam imunizados cachorros e gatos com mais de três meses. Animais doentes ou fêmeas que estejam prenhes não devem ser imunizados até que estejam saudáveis ou tenham dado cria”, orientou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px