0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
27 de Setembro de 2017 - ESPORTE
Parceria pretende incentivar o desenvolvimento do esporte amador em Tupã
Por: Assessoria de Imprensa

O vereador Alexandre Scombatti apresentou ao prefeito Ricardo Raymundo, no final da tarde desta segunda-feira (25), a minuta do projeto de lei que tem por objetivo instituir em Tupã o programa Bolsa Atleta. A iniciativa pretende fomentar o desenvolvimento do esporte amador no município, estimulando o crescimento físico e intelectual de adolescentes e jovens, além de garantir melhores condições de treinamento a esportistas já formados.

Na solenidade de entrega do documento, que aconteceu no Paço Municipal e mobilizou quase 100 atletas, treinadores e dirigentes de diversos clubes tupãenses, Scombatti destacou a importância do esporte como ferramenta de transformação social. “Nosso objetivo é incentivar o desenvolvimento nos esportes, mas as vantagens deste projeto vão muito além. Com ele, vai ser possível garantir que nossos jovens continuarão convivendo em ambientes saudáveis e desenvolvendo o senso de disciplina, respeito ao próximo e perseverança, que são muito comuns no meio esportivo”, refletiu.

“O projeto prevê algumas condições para que o atleta seja beneficiado. No caso dos mais jovens, é preciso que eles apresentem rendimento escolar satisfatório, entre outras coisas. Com isso, pretendemos estimular também o crescimento pessoal de crianças e adolescentes”, acrescentou Alexandre Scombatti, defensor da ideia de que não se pode dissociar o crescimento físico do intelectual.

Segundo ele, o projeto foi recebido com entusiasmo pelos representantes de vários setores esportivos de Tupã, principalmente porque, se aprovado, deve garantir um incremento considerável na prática de diversas modalidades, que atualmente recebem pouco incentivo.

“No passado, perdemos muitos atletas de ponta, que foram treinar em outras cidades que ofereciam melhores condições”, recordou o jornalista esportivo Mauri Libero Zezzi, dirigente do Tupã Basquete.

“Atualmente temos grande dificuldade em manter nossos jogadores, principalmente quando eles chegam à adolescência e precisam se dedicar a outras atividades. Muitos, por questões econômicas, param de treinar para tentar conseguir um trabalho e isso prejudica o desenvolvimento”, destacou o treinador do Tupã Basquete, Clayton Luiz Alves de Lima. 

O trabalho realizado pela equipe que ele comanda vem colocando a cidade em posição de destaque no cenário esportivo nacional, mesmo com as dificuldades geradas pela falta de apoio.

“Caso este programa seja instituído, poderemos fazer muito mais”, avaliou. “Além da busca pela excelência esportiva, nos dedicamos também em moldar o caráter destes jovens, por isso é importante que eles se sintam estimulados a permanecer no esporte. Este programa terá papel fundamental para que isso aconteça”, complementou a técnica Natane Barroso, que também atua no Tupã Basquete.

Técnicos presentes ao encontro destacaram que a falta de incentivo é sintomática no país e que, na grande maioria dos casos, o sucesso no esporte vem acompanhado de grande dose de sacrifício pessoal, principalmente por conta da falta de apoio financeiro.

“No Brasil, algumas modalidades esportivas recebem pouco ou nenhum patrocínio, por isso o estímulo oficial é fundamental para que consigamos formar atletas de ponta”, observou a treinadora de tênis de mesa Miki Hayashi, que também acompanhou a solenidade.

“Com este projeto, com certeza, o esporte deve ganhar grande impulso na cidade. A bolsa deve incentivar os jovens e dar-lhes tranquilidade para se manterem focados nos treinos”, acrescentou o professor de natação Marcelo Mazzaro, responsável pela formação de dezenas de crianças e adolescentes tupãenses, que também vêm se destacando pelos resultados obtidos em diversas competições.

“Mesmo sem apoio oficial, conseguimos fazer um bom trabalho com dezenas de crianças e adolescentes de Tupã. Alguns, inclusive, já estão sendo observados por grandes clubes de futebol do Brasil e têm boas chances de, um dia, se tornarem profissionais. Mas, o que tem mais peso em todo esse processo é a formação social, que vai garantir sucesso na vida mesmo longe dos gramados”, sublinhou o técnico Thiego Gonçalves Andrade, do Clube Recreativo Alto Sumaré, equipe que também é destaque em diversos campeonatos.

“Para os atletas que participam de competições internacionais, todo apoio é sempre bem-vindo. Isso garante tranquilidade para nos concentrar nos treinamentos e, com isso, melhorar nosso rendimento”, frisou Sidney Crispim “Murphy” Gomes, atleta que nos últimos anos coleciona uma série de medalhas em competições nacionais e internacionais de jiu-jitsu e levantamento de peso.

Busca pela excelência

O secretário municipal de Esportes e Recreação, Marco Antonio Pinheiro, que participou da reunião junto com o prefeito e o secretário de Administração e Governo, Moacir Monari, explicou que a pasta vai analisar o projeto e pretende implantá-lo de modo gradual, seguindo o limite orçamentário.

“Nosso maior interesse é promover o esporte na cidade e garantir condições para que todos os atletas consigam atingir o máximo de seu rendimento. Por isso, vamos trabalhar para que este projeto seja implantado”, garantiu, afirmando que, como acontece nos demais setores da administração, o processo deve ser conduzido de maneira sóbria, respeitando as limitações financeiras da Prefeitura.

            Ao receber a minuta do projeto das mãos do vereador Alexandre Scombatti, o prefeito Ricardo Raymundo destacou que seu governo é pautado pela busca pela excelência e que esta mentalidade se estende a todos os setores, inclusive o esportivo.

“Queremos o que há de melhor para nossa cidade e isso passa também pelo investimento no esporte. Afinal, sabemos como ele é importante para ajudar a formar cidadãos de bem e estimular o crescimento moral de nossos jovens. Quando estes atletas participam de competições na região, no estado ou até mesmo fora do país, estão, acima de tudo, ajudando a divulgar também o nome de Tupã. É um trabalho incrível o realizado por estes jovens e seus treinadores, que se desdobram para fazer com que eles tenham desempenho cada vez melhor. Por isso, vamos trabalhar para que, na medida do possível, possamos criar uma estrutura que ofereça condições ainda melhores de desenvolvimento para estes atletas”, concluiu o prefeito.  

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px