0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
28 de Setembro de 2017 - AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Saúde e Meio Ambiente trabalham juntos no combate a proliferação de escorpião
Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Combate a Endemias, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou o trabalho de limpeza em uma casa abandonada, localizada na Rua Abílio Miguel Sapag no Jardim Apoema.

A enfermeira do setor de endemias, Juliana Yuri Ueji Begnossi, destacou que o objetivo da intensificação dos trabalhos é melhorar a qualidade de vida dos moradores e principalmente evitar a proliferação de escorpiões, evitando o surgimento de doenças que afetam diretamente a população.

Ela informou que os escorpiões possuem facilidade em se adaptar a qualquer ambiente, já que são transportados de um local para outro, por meios como materiais de construção, blocos, telhas, madeiras, entre outros. 

“Essa casa já vem sendo um problema para as equipes desde o ano passado quando realizamos limpezas para tentar solucionar os problemas encontrados, mas novamente foram encontrados materiais nessa casa que está abandonada há tempos. Tivemos também no ano passado um problema com um morador de rua que se alojava nesse local e foi diagnosticado com leishmaniose, onde a Secretaria de Saúde interviu para a internação e tratamento do paciente. Mesmo após a limpeza do local, tivemos novamente o problema de acúmulo de materiais que colaboraram para a proliferação do mosquito aedes aegypti e escorpiões”, disse.

De acordo com Juliana, o animal costuma procurar abrigos em locais escuros e úmidos, por isso, tendem a se abrigar na área externa das residências, em caixas de contenção, madeiras acumuladas, frestas e rachaduras de construção.

“Por esse motivo, o próximo passo é que a casa seja demolida, pois durante a limpeza, as equipes encontraram um escorpião no local. A casa está com a estrutura totalmente comprometida, inclusive quando os meninos estavam limpando, uma das paredes acabou caindo, então essa casa está causando riscos para a população em geral. Vamos contar com o apoio do vereador Capitão Neves para conseguirmos que a casa seja demolida o mais rápido possível”, destacou.

 

As limpezas foram acompanhadas pelo vereador Capitão Neves que se comprometeu a colaborar e através de ofício encaminhado à Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Urbano, solicitou que a casa seja demolida. “Não queremos que Tupã tenha a mesma situação da cidade de Marília, onde os escorpiões assustaram a população. Temos que trabalhar nos pontos negativos e buscar soluções para esses problemas, já que esse é um local que causa muita reclamação para a área da saúde”, disse.

O vereador ainda ressaltou a importância da colaboração da população em manter o local limpo, evitando assim, a proliferação de animais peçonhentos e agradeceu os trabalhos que foram realizados pelas equipes da Prefeitura. “É importante ressaltar que é necessário que a população colabore na manutenção da limpeza desse local. O nosso próximo passo é buscar que essa casa seja demolida e nós já encaminhamos à Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Urbano solicitando esse trabalho, já que não existe proprietário. Nós nos unimos com a Secretaria de Saúde e Meio Ambiente para realizar as limpezas, por isso, agradeço aos funcionários das Pastas pela dedicação e empenho em solucionar esse problema que os moradores dessa região estão encontrando”, concluiu.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px