0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
05 de Outubro de 2017 - SAÚDE
Programação do “Outubro Rosa” continua hoje
Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua hoje com a programação do Outubro Rosa, com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

De acordo com a enfermeira responsável pela atenção básica e também coordenadora da campanha, Simone Veronez Bauer, hoje os atendimentos em horário estendido serão realizados na UBS UBS Setor S, às 17h às 21 horas. Neste ano, o movimento “Outubro Rosa” abordará o tema “Apaixone-se – Uma campanha em favor da vida”.

“A campanha é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que nesta edição contará com mais de 20 atividades. O movimento Outubro Rosa é uma campanha de conscientização tanto para as mulheres, como também para os homens, já que o Outubro Rosa tem uma sequência que é o Novembro Azul, mês dedicado à saúde e prevenção do câncer em homens”, disse.

 Segundo Simone, além de ressaltar a importância do auto-exame, a campanha também realizará do movimento de Doação de Cabelo Humano, em prol do Hospital Amaral Carvalho, da cidade de Jaú, e também uma exposição de fotos profissionais de mulheres que enfrentaram ou estão enfrentando a doença.

“Nesta edição da campanha, a Secretaria de Saúde organizou uma programação com diversas atividades para todo mês, entre elas uma exposição de fotos profissionais das nossas modelos da campanha deste ano, onde a maioria são mulheres tupãenses, além de uma convidada de Bastos e outra de São Paulo, que enfrentaram ou estão enfrentando o câncer e que fazem o acompanhamento da doença”, explicou.

 

Objetivos

 

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Laércio Garcia, um dos objetivos da campanha é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, como também do câncer de colo de útero nas faixas etárias recomendadas, além de desmistificar conceitos em relação à doença.

 

 

 “A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer seu próprio corpo, amar-se e ficar atenta às alterações suspeitas, já que o Câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras e ainda por falta de orientação, a cada 24 segundos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama e quanto mais cedo se tem o diagnóstico maior à probabilidade de cura” ressaltou.

Para finalizar, o secretário ainda convidou todas as mulheres que residem nos bairros Vila Santa Rita de Cássia, Vila Europa, Parque Tabajaras e Jardim Guanabara e que pertencem a UBS Setor S para participar da programação.

“Continuando a programação da campanha Outubro Rosa, hoje a USF Setor S realizará atendimentos das 17h às 21 horas. A próxima unidade de saúde a fazer horário especial para atendimentos será a USF Santa Adélia, que atenderá amanhã, das 17 às 21 horas. Cada unidade terá um dia no mês para a realização das atividades programadas”, afirmou.

 

Doação de Cabelo Humano

Uma das ações desenvolvidas durante a campanha é a doação de cabelo humano para mulheres que estão enfrentando o câncer e realizando o tratamento no Hospital Amaral Carvalho.

Segundo o secretário de Saúde, qualquer um pode ajudar, basta levar as mechas doadas até a Secretaria Municipal de Saúde, no setor de protocolo, das 7 às 17h.

 

Exposição de Fotos

Como uma forma de incentivar as mulheres a realizarem seu exame preventivo do câncer e enfatizar a importância de se amar e se apaixonar pela própria saúde, a Secretaria de Saúde realizará uma exposição com fotos do making off do material gráfico da campanha.

A exposição será realizada na Biblioteca Municipal “Professor Tobias Rodrigues”, do dia 9 até o dia 31 de outubro, das 7h30 às 17 horas. A abertura oficial da mostra de fotos será realizada no próximo dia 9, ás 19h30.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px