0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
10 de Outubro de 2017 - SAÚDE
Centro de Zoonoses divulga balanço da campanha de vacinação antirrábica
Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses de Tupã (CCZ), divulgou nesta segunda-feira (9), o balanço geral da campanha de vacinação antirrábica na área urbana e rural do município.

De acordo com dados, o resultado da campanha antirrábica deste ano não atingiu a meta estabelecida, pois ainda faltam imunizar os animais que residem em casas de defensores e abrigos. Ao todo foram 12.982 animais vacinados. Na zona rural, foram imunizados 3.177 cães e gatos. Já na área urbana, 9.865 animais.

Segundo o responsável pelo CCZ de Tupã, Robison Luiz, Tupã recebeu 14.700 mil doses de vacinas. Ainda restam 2.426 animais a serem vacinados para atingir a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

“Ainda temos um grande trabalho pela frente que é imunizar os animais que residem em abrigos e em casa de protetores, que contem 20 ou até mais animais e não conseguem levar nos pontos de vacinação, por isso o Zoonoses vai até essas residenciais para imunizar esses cães e gatos”, completou.

De acordo com Robison, a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos é uma estratégia fundamental para manter os animais imunizados contra a doença e também de proteger a população, uma vez que a raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC).

“A campanha foi um trabalho de diversos servidores que dedicaram seu tempo para ajudar os animais. A campanha é muito importante porque a raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que acomete mamíferos, tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e pode atingir os humanos. A doença é transmitida principalmente pela mordida e arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes”, ressaltou.

Para finalizar, o responsável pelo CCZ ainda informou que caso alguém não tenha imunizado o seu pet contra o vírus da raiva e tenha mais de seis cães e gatos, pode procurar o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (14) 3404-2200.

 

“A vacinação é realizada em cães e gatos a partir de três meses de idade e a campanha é totalmente gratuita, priorizando sempre a saúde e segurança do animal”, concluiu.

 

A doença

 

A raiva é uma doença infecciosa que pode ser transmitida aos seres humanos por animais infectados pelo vírus. A vacina é a única opção para prevenir a doença.

A contaminação acontece quando a pessoa é mordida ou tem contato com a saliva de cães e gatos doentes. Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas devem lavar bem o local com água e sabão e procurar o atendimento médico.

Além disso, o animal deve ser observado por dez dias em local isolado. No caso de qualquer mudança de comportamento as autoridades de saúde devem ser informadas. A única forma de evitar a transmissão da raiva no animal de estimação é através da vacina.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px