0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
19 de Outubro de 2017 - CULTURA
VIII Mostra Cultural Estudantil teve início na última terça-feira com diversas apresentações
Por: Assessoria de Comunicação

A VIII Mostra Cultural Estudantil “Professor Altino Martinez” teve início na última terça-feira e terá diversas apresentações até o próximo sábado (21). O evento é realizado pela Ágora Organização Artística e Cultural de Tupã em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O presidente e organizador do evento, Fábio Dias ressaltou o quanto é importante a realização da Mostra Estudantil para despertar o prazer da arte e da cultura nos alunos e na população. Ele ponderou que muitas vezes, os trabalhos teatrais ficam escondidos dentro das escolas.

“Esses trabalhos são produzidas por pessoas das nossas escolas da cidade e que muitas vezes ficam presos lá dentro e são apresentadas apenas nas unidades escolares. Essa é uma ótima oportunidade dos alunos mostraram o seu talento e gostar cada vez mais das linguagens artísticas. Já tivemos alunos que participaram da Mostra Cultural e hoje estão se apresentando fora de Tupã. Então nós acreditamos na oportunidade que esse evento oferece”, disse.

O presidente também ponderou que o evento fez uma justa homenagem ao professor Fábio Augusto de Oliveira Santos, que participou da Mostra Estudantil no ano de 2010. “Há algum tempo nós vínhamos pensando nessa justa homenagem e esse ano deu certo. Nós temos a intenção de levar esses trabalhos que os alunos produzem dentro das escolas, para a população. O professor Fábio Augusto é merecedor dessa homenagem”, ressaltou.

O homenageado Fábio Augusto se lembrou de sua participação na Mostra Estudantil há alguns anos. Ele agradeceu e ressaltou sua felicidade por receber a homenagem da Mostra Estudantil. “Talvez poucas pessoas tenham a oportunidade de ser homenageado vivo, e eu tive essa honra. Quando recebi a notícia que seria homenageado, fiquei muito feliz, foi um sentimento muito grande de felicidade e gratidão. Esse é um momento muito especial não apenas para mim, mas para a cidade de Tupã. Sabemos que a arte tem uma capacidade muito grande de possibilitar a liberdade de pensamento e da reflexão, por isso, faço questão de participar desse evento. Eu participei da I Mostra que foi realizada há 8 anos e me lembro que foram dias especiais para a minha experiência como educador e também para os meus alunos. Quem participa de uma mostra como essa, leva para sempre essa experiência”, disse.

Já o secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, lembrou o quanto é importante que os grupos teatrais realizem homenagens em vida, assim como foi escolhido para a VIII Mostra Estudantil. O secretário parabenizou todos os organizadores e colaboradores do evento pelo empenho e dedicação na realização de mais um importante evento cultural.

“É importante lembrar-se das pessoas em vida e essa homenagem ao professor Fábio Augusto é muito justa, pois ele é merecedor. Esse é um grande evento, os organizadores estão de parabéns pelo empenho. Eu sempre defendi que o amor pelas artes nasce dentro e a Mostra tem valorizado ainda mais esse ponto. É bom ver o evento cheio com crianças, famílias, professores. Precisamos continuar valorizando os eventos culturais e a prefeitura tem dado todo o apoio necessário”, ressaltou.

O vice-prefeito Caio Aoqui esclareceu que a Mostra Estudantil resgata a cultura e valoriza o trabalho que é realizado dentro das escolas com os alunos. Ele parabenizou ainda toda a organização do evento e parabenizou também o professor Fábio Augusto pela homenagem recebida.

“Esse evento resgata a cultura e possibilita que os alunos tenham ainda mais interesse por mostra ainda mais amor pelas linguagens artísticas. A homenagem ao professor foi muito justa, sempre tive muito contato com ele e vemos um exemplo de superação. Já presenciei palestras dele onde mesmo com sua deficiência visual, realiza uma excelente apresentação. Ele é uma pessoa merecedora de toda essa homenagem. Parabenizo e agradeço todos os envolvidos, pois temos visto o trabalho da Secretaria Municipal de Cultura e agradeço ainda o prefeito Ricardo Raymundo por todo suporte oferecido e a Câmara Municipal, através do vereador Eduardo Edamitsu que prestigiou o evento, por todo o apoio e colaboração”, concluiu.

 

Programação

Hoje às 20 horas, será realizada a apresentação Teatral – “Boi Bumbá”, apresentação de Dança – “Guerra dos Bois” e apresentação de Dança – “Quadrilha de Mamulengos” pela EMEIEF Prof. Thiago Alves da Silva Leandro; apresentação de Dança – “A Thousand Years” os alunos da EMEIEF Governador Mário Covas, apresentação de Dança – “Corpo em Ação” pelo Colégio Objetivo e apresentação Musical Convidada – Coral de Cegos “Vida Iluminada”.

 Já na quinta-feira, às 20 horas, será a vez da apresentação Teatral convidada – “A pequena vendedora de fósforos” pelo Grupo Ágape de Teatro de Tupã; apresentação Teatral – “A bruxinha que era boa - adaptação” pela EE Amália Valentina Marsiglia Rino de Rinópolis; apresentação de Dança – “Gangnam Stile” pela EMEIEF Profª Enedina Boteon; apresentação de Dança – “Ed Sheeran”, apresentação Musical – “Aleluia” e apresentação de Dança – “Dança do Ventre” realizado pelos alunos da EE Índia Vanuíre.

Na sexta-feira, às 20 horas, a apresentação Teatral – “O Rato” será realizado pelos alunos da EMEF Prof. João Geraldo Iori; apresentação de Rádio Novela – “As Formigas”, apresentação Teatral – “Sustentabilidade”, apresentação Musical – “When I’m gone”, apresentação de Dança – “Contemporânea” pelos alunos da EE Luiz de Souza Leão e apresentação Teatral convidada – “A Lição” pelo Grupo Ágape de Teatro. No sábado, às 20 horas, será realizado o encerramento da Mostra Cultural com vídeo da semana, fala do homenageado e apresentação teatral de companhia convidade.

Durante o evento, os alunos e também toda população poderão participar da Exposição de Artes Visuais com o tema: ‘Água’ – Desenho e Pintura –‘Artistas’ – Luz e Sombra, ‘Carros adesivados e envelopados’ – Desenho e Pintura que serão mostrados pelos alunos da escola Souza Leão; ‘Transformando Arte’ – Maquete para os alunos da escola Governador Mário Covas e ‘O trans-formar matérico’ – Colagem – EE Profª Amália Valentina Marsiglia Rino de Rinopólis.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px