0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
27 de Outubro de 2017 - PREFEITO
Prefeito Ricardo inaugura Museu dos Tropeiros
Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura entregou na noite desta quarta-feira mais uma importante conquista para o município de Tupã: o Museu dos Tropeiros, que foi iniciado há cerca de 6 anos e que foi paralisado diversas vezes devido a problemas com empresas contratadas para execução da obra.

A inauguração contou com a presença do prefeito Ricardo Raymundo, vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Caio Aoqui, secretários municipais de Administração e Governo, Moacir Monari; Agricultura e Meio Ambiente, Afonso Ponce; Assistência Social, Telma Tulim; Cultura, Renato Gonzalez; Desenvolvimento Econômico, Marcus Zanelato; Educação, Mauro Guerra; Esportes, Marco Pinheiro e Relações Institucionais, Duda Gimenez.

A solenidade também contou com a presença do ex-deputado federal pelo estado do Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Biffi, que nasceu em Tupã e teve papel fundamental na liberação dos recursos para a obra.

Representando a Câmara Municipal, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Valter Moreno Panhossi, Cabo e Pastor Castilho, Valdir de Oliveira Mendes, Eduardo Edamitsu, Tiago Matias, Pastor Eliézer e Antonio Brito.

O prefeito Ricardo Raymundo parabenizou o vereador Valdir de Oliveira Mendes, que não mediu esforços para viabilizar não só os recursos para a obra, mas também para garantir que o Museu dos Tropeiros fosse concluído e entregue à população.

“Só estamos inaugurando o Museu dos Tropeiros nesta noite graças à dedicação, o empenho e a persistência do vereador Valdir. Ele não só foi atrás dos recursos para viabilizar a construção, como também se desdobrou para que essa obra não ficasse parada. O Valdir não mediu esforços para que o Museu dos Tropeiros fosse concluído e entregue à população. Esse é o trabalho. É lutar pela cidade. É ajuda o Poder Executivo a buscar soluções”, elogiou.

Além de agradecer o apoio da Câmara Municipal, Ricardo finalizou destacando que o Museu dos Tropeiros, representa um presente histórico para Tupã, que neste mês completa 88 anos de fundação.

“Tanto eu quanto o Caio fomos vereadores e sabemos que não é fácil ir à Brasília ou a São Paulo pedir e implorar por recursos. Por isso é uma grande satisfação poder ver que independente da posição política nossos vereadores estão se empenhando em buscar novas conquistas para a cidade, que estão nos ajudando a construir um futuro melhor. Sabemos a importância cultural e turística deste espaço, e me sinto honrado em poder estar entregando esse presente para a população. E é com muita satisfação que reforço aqui nosso compromisso de continuar trabalhando cada vez mais para fazer de Tupã uma cidade cada vez melhor”, finalizou.

O vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Caio Aoqui, enfatizou que o Museu dos Tropeiros ajudará a preservar a história do município, fomentando ações culturais e turísticas de Tupã que são voltadas à tradição tropeira da região.

“Por muitos anos o vereador Valdir buscou recursos e se empenhou para a fundação do Museu dos Tropeiros. Enquanto vereador, sempre vi a luta e o empenho do Valdir. Tupã é Estância Turística e essa é uma conquista muito importante que temos que realçar. Temos cinco museus em Tupã, o Índia Vanuíre, Solar Luiz de Souza Leão, Museu da Varpa, Museu da Cachaça e agora o Museu dos Tropeiros, que realmente é de grande importância. É importante que os turistas venham até Tupã, conheçam os locais que fomentam o nosso turismo. Temos que acreditar no potencial da cidade e a inauguração do Museu dos Tropeiros além de homenagear a história do tropeirismo, pode trazer mais renda, mais emprego para a nossa sociedade”, salientou.

Caio também elogiou o prefeito Ricardo por apoiar o potencial turístico de Tupã e parabenizou o vereador Valdir e o ex-deputado federal Antônio Carlos Biffi pelo empenho e dedicação ao Museu dos Tropeiros. “Parabenizo o prefeito Ricardo Raymundo que através de muito trabalho e empenho, entregou neste mês dois presentes para os tupãenses, que é a quadra e zeladoria da Escola Thiago Leandro e agora a entrega do Museu dos Tropeiros. Parabéns também ao Valdir pelo seu empenho, dedicação e parceria. Saúdo também de maneira especial o vereador Cabo e Pastor Castilho, que no começo do ano esteve no museu tropeiro, junto com o Nanguinho, onde pudemos ver a necessidade para a conclusão da obra. Saudar o deputado Biffi que mesmo sendo de outro estado e por amor a sua terra, fez com que Tupã fosse beneficiado por seu grande trabalho em Brasília. Agradeço ao Nanguinho que emocionou a todos relatando os amigos que ajudaram nesta construção, alguns que já não estão entre nós, mas que com certeza deixaremos registrados na história de Tupã através das peças do museu, que é muito importante para o turismo de nossa cidade”, concluiu.

O Museu dos Tropeiros será administrado pela Secretaria Municipal de Cultura. Segundo o titular da Pasta, Renato Gonzalez, além de resgatar a memória do tropeirismo na região o Museu dos Tropeiros também ajudará a fomentar o turismo em Tupã. “O Museu dos Tropeiros foi criado para resgatar a cultura tropeira e agora faz parte da lista de atrativos da Estância Turística de Tupã, que se soma ao museu dos pioneiros da Varpa, ao solar Luiz de Souza leão, ambas administrados pela prefeitura de Tupã e ao museu histórico e pedagógico Índia Vanuíre, administrado pelo Governo do Estado de São Paulo”, contou.

Gonzalez falou também sobre a riqueza histórica do novo museu e elogiou o acervo, que atualmente conta com mais de 2.000 peças que lembram os costumes dos tropeiros. “O museu proporciona conhecimento sobre os bens culturais do tropeirismo, revela a história e identidade individual e coletiva desses personagens, que abriram oportunidades, teceram elos e marcaram época pelos caminhos de Tupã e do Brasil”, afirmou.

Para finalizar, o secretário agradeceu o prefeito Ricardo Raymundo, por agilizar a obra e inaugurar o museu, as Poder Legislativo pelo apoio e incansáveis buscas de recursos e também aos moradores que doaram peças e relíquias para fazer parte do acervo do museu.

“Quero agradecer o prefeito Ricardo Raymundo e o Caio Aoqui, que sempre apoiaram o fomento da cultura e do turismo na nossa cidade e se empenharam para fazer o projeto do Museu dos Tropeiros ser enfim inaugurado. Também quero agradecer a grande ajuda que o Nanguinho nos deu nas últimas semanas, com a arrecadação e zelo pelas peças doadas que hoje fazem parte da história de Tupã e agradeço também a todos que doaram as peças, que hoje formam esse grande acervo. O Museu dos Tropeiros ajudará a preservar a nossa história e a fomentar laços culturais e turísticos por isso, convidamos toda a população de Tupã e região para conhecê-lo”.

O presidente da Câmara Municipal, Valter Moreno, elogiou a iniciativa do vereador Valdir Bagaço e também do prefeito Ricardo Raymundo por agilizar as obras do Museu dos Tropeiros e reforçou que o novo museu fomentará ainda mais o turismo no município.

“O Valdir, junto ao Nanguinho, sempre lutou por este museu, muitas pessoas vinham de outras cidades querendo levar nosso acervo e o Nanguinho não entregava, pois mantinha vivo o sonho de um dia ver o Museu dos Tropeiros e pleno funcionamento. Tupã foi uma rota das comitivas tropeiras, em um tempo onde não se sabia o que era asfalto na cidade e é muito gostoso relembrar e homenagear o passado da nossa cidade com essa inauguração. Estamos fomentando o turismo, o Ricardo tem feito um trabalho muito bem feito com relação ao turismo, que é algo que dá muito dinheiro, e mantém a cidade. Parabéns a todos que trabalharam por este sonho, que hoje faz parte dos atrativos da nossa Estância Turística”, disse.

Em seguida, o vereador Valdir de Oliveira Mendes, durante muitos anos buscou apoio para conseguir verbas para a conclusão das obras. Ele disse o quanto se sente feliz e realizado por fazer parte de mais uma importante conquista para a população.

“Hoje é um dia muito feliz porque durante muitos anos eu lutei e busquei apoio para que a obra do museu fosse concluída. Tudo começou quando o Nanguinho me pediu ajuda para que a gente buscasse verbas para o Museu dos Tropeiros. Esse era um grande sonho dele, desde 1966 ele guarda esse acervo e há alguns anos atrás fez a doação de todo o acervo para a prefeito. Eu venho acompanhando o Nanguinho há vários anos e sempre fui prova da luta e da dedicação dele para a entrega dessa obra para a população. Fui para Brasília e encontrei o nosso querido e amigo deputado Biffi que nos prontificou a colaborar e mandar verbas para Tupã. Agradeço imensamente ao deputado Biffi pelo empenho ele olhou para a nossa cidade com muito carinho. Vamos buscar inaugurar agora o Museu da Fotografia. Esse Museu está pronto graças ao empenho do Nanguinho”, disse.

O vereador e pastor cabo Castilho entregou Moção de Congratulações de sua autoria e aprovada pelos demais vereadores, ao homenageando Luiz Gonzaga Tovo, o “Nanguinho”, em reconhecimento ao seu trabalho e sua dedicação ao tropeirismo. Além de ter idealizado o Museu dos Tropeiros, Nanguinho também fundou a Comitiva Tropeira e um foi dos fundadores do grupo Chapéu Branco, que criou a Exapit.

“Para mim é motivo de honra estar aqui nesta noite. Quero dizer que isto é o mínimo. Tem coisas neste Museu dos Tropeiros que nem nossos avós viram. E várias cidades quiseram levar esses materiais e nós não deixamos, o Nanguinho não deixou. Por isso esta Moção representa uma justa homenagem a quem tanto trabalhou e lutou pela nossa cidade, seja ajudando a criar a Exapit e a Comitiva Tropeira, seja sonhando e lutando tanto para que esse sonho se tornasse realidade, materializado neste Museu dos Tropeiros”.

Visivelmente emocionado, o idealizar do Museu dos Tropeiros, “Nanguinho”, agradeceu a homenagem e o apoio de todos para que o Museu dos Tropeiros fosse entregue e ressaltou a felicidade em poder inaugurar um espaço tão importante para Tupã.

“Agradeço meus amigos antigos, os amigos que já se foram, mas tiveram presente conosco durante todos os anos. Agradeço a todos que doaram peças para o Museu e agradeço ao ex-deputado Biffi e ao Bira por todo o empenho em nos ajudar. Agradeço a Tamimi Borsatto que sempre me orientou em todas as decisões que tive que tomar. Ela e sua equipe nos ajudaram na organização das peças, ao secretário municipal de Cultura e toda sua equipe que trabalharam muito durante os últimos dias, ao vereador Valdir Bagaço que desde o começo batalhou junto comigo, agradeço ao vereador Castilho que atendeu os nossos pedidos e sempre nos ajudou. Deixar esse museu para a população sempre foi um sonho que tive e através de uma união eu consegui. Isso é muito gratificante, estou completamente feliz pela entrega do Museu dos Tropeiros”, disse.

Encerrando a solenidade, autoridades e homenageados descerraram placa inaugurando oficialmente o Museu dos Tropeiros e convidaram o público a conhecer as instalações e o acervo do novo museu tupãense. O Museu dos Tropeiros pode ser visitado de segunda a sexta-feira em horário experimental das 7h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px