0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
01 de Novembro de 2017 - EDUCAÇÃO
Mais de 700 alunos da rede municipal realizarão a prova na próxima semana
Por: Assessoria de Comunicação

Na próxima semana, nos dias 08 e 09 de novembro, mais de 700 alunos, de 3 a 5 anos, da Rede Municipal de Ensino Fundamental participarão da prova Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

Segundo o secretário Municipal de Tupã, Mauro Guerra, a adesão do município a realização da prova integra o compromisso do prefeito Ricardo Raymundo de melhorar a qualidade da educação municipal.

De acordo com ele, neste ano, as escolas participantes serão a EMEIEF Thiago Leandro, EMEIEF Governador Mário Covas, EMEF Odinir Magnani e EMEF João Geraldo Iori.

“A realização do Saresp dará a nossa Secretaria as condição necessárias para avaliar como está cada escola e cada sala de aula, nos possibilitando abrir uma janela de trabalho com cada unidade escolar. A preocupação não é fazer ranking e sim conhecer ainda mais a realidade para investir em melhorias”, explica

O prefeito Ricardo Raymundo afirma que a avaliação vai além de medir o desempenho dos alunos já que a iniciativa enriquece todo o processo pedagógico e oferece indicadores quantitativos e qualitativos importantes para direcionar as propostas pedagógicas.

“Estamos trabalhando o planejamento da educação, junto com os diretores e assistentes das escolas, bem como com os coordenadores e supervisores pedagógicos, pois, o objetivo principal é melhorar a qualidade da aprendizagem e da gestão escolar”, concluiu.

 

Avaliação

Segundo Guerra, os alunos serão avaliados nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. No Estado, dos 645 municípios, 611 fizeram adesão à prova. Além das escolas estaduais e municipais, participam do Saresp escolas técnicas (ETEs) e particulares.

O Saresp é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado desde 1996 com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. O desempenho das unidades escolares no Sistema também é utilizado para o cálculo do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), o qual estabelece metas que as escolas devem alcançar ano a ano.

O Saresp é a principal ferramenta de avaliação externa adotada pela Secretaria. Os dados extraídos subsidiam o planejamento dos professores e as metas das escolas estabelecidas pelo Idesp. Os indicadores também servem para comparação com as provas aplicadas em nível nacional, entre elas o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil).

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px