0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
01 de Novembro de 2017 - SAÚDE
Prefeitura viabiliza alternativa para fechamento do São Francisco
Por: Assessoria de Comunicação

A união de forças envolvendo a prefeitura, o governo federal e o governo do estado, pode evitar que o iminente fechamento do Hospital São Francisco prejudique a população de Tupã e região.

Preocupado com a rescisão do convênio entre o São Francisco e o Sistema Único de Saúde (SUS), que acarretará a suspensão de atendimento médico naquele hospital, o prefeito Ricardo Raymundo, juntamente com o vice-prefeito Caio Aoqui e o secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, passaram a buscar alternativas que pudessem evitar prejuízos à população.

Nesta segunda-feira (30), Ricardo e Caio participaram de uma reunião com os administradores do São Francisco e da Santa Casa, onde ficou decidido que a Santa Casa assumiria tecnicamente a prestação de serviços de assistência ambulatorial e hospitalar prestados pelo São Francisco.

Porém, para viabilizar o acordo, que evitaria a suspensão do atendimento, seria necessário garantir que os recursos repassados para o São Francisco pudessem ser redirecionados para a Santa Casa, garantindo condições financeiras para que ela pudesse manter o atendimento nos dois hospitais.

 A atual situação financeira do São Francisco e as modalidades de convênios que o hospital mantinha com o SUS, entretanto, não permitiam a transferência de recursos para a Santa Casa. Para encontrar uma solução para o impasse, o deputado federal tupãense Evandro Gussi agendou uma audiência emergencial em Brasília, entre o prefeito Ricardo e o secretário Laércio com ministro de Saúde, Ricardo Barros.

Durante a audiência, que também contou com a participação do deputado Evandro Gussi, os técnicos do Ministério de Saúde constataram a impossibilidade do governo federal ajudar o município a equacionar o problema.

“Conversamos com os técnicos do Ministério da Saúde, que mostraram através de planilhas que era impossível transferir o dinheiro destinado ao hospital São Francisco de Assis, para a Santa Casa, visto que uma parte da quantia vem de sistema antigo que hoje já não existe mais. O esse dinheiro voltaria à União ou seria destinado a outro município, deixando de beneficiar Tupã”, explicou.

Segundo o prefeito, outra forma de resolver o problema, seria que a Santa Casa comprovasse os atendimentos e prestasse contas da demanda de pacientes que estaria recebendo, durante seis meses ou um ano o hospital receberia o recurso. A proposta se mostrou inviável já que nem a Santa Casa nem a prefeitura teriam condições de arcar com as despesas desses atendimentos sem respaldo dos governos federal ou estadual.

“Diante da impossibilidade de encontrar uma solução para o caso, o ministro da Saúde já estava prestes a encerrar a audiência quando o deputado Evandro insistiu enfaticamente da necessidade de solucionar o problema. Além de reforçar seu compromisso com Tupã, o deputado Evandro alertou sobre a necessidade de encontrar uma saída para o impasse a fim de evitar o caos na saúde de Tupã e da nossa microrregião”.

Ainda de acordo com Ricardo, sensibilizado com a gravidade do problema, o ministro Ricardo Barros voltou a discutir a questão com outros técnicos do Ministério da Saúde e apresentou uma solução envolvendo o governo federal e o governo estadual.

“A saída será a liberação uma verba de R$ 1,5 milhão que seria repassada pelo Ministério da Saúde ao governo estadual. Esse recurso serias posteriormente destinado pelo governo estadual diretamente à Santa Casa a fim de custear a manutenção do atendimento pelo SUS até o que os recursos repassados pelo SUS ao São Francisco possam ser direcionados à Santa Casa”, explicou.

Ricardo informou ainda que nos próximos dias o deputado estadual Reinaldo Alguz deve agendar uma audiência com o secretário estadual de Saúde, David Uip, para definir e agilizar os trâmites entre o governo federal e a Santa Casa.

Ele explicou também que a solução encontrada no Ministério da Saúde pode evitar a suspensão do atendimento à população, mesmo com o fechamento do São Francisco. “Caso haja realmente o fechamento do São Francisco acredito que se conseguirmos colocar em prática a proposta apresentada pelo ministro da Saúde, a Santa Casa terá condições de alugar o prédio onde funcionava o Hospital São Francisco, que pertence à Unimed, contratar os funcionários e iniciar o atendimento sem que haja maiores prejuízos à população”.

O prefeito finalizou agradecendo o apoio do deputado Evandro Gussi e falando sobre a alegria e satisfação de poder unir forças para beneficiar a população.

“É muito gratificante poder participar do que chamamos de política boa, que é a política que busca somar forças, independente de sigla partidária ou grupo político. Essa política boa que estamos defendendo desde o início do nosso mandato é também a política de buscar soluções para melhorar as condições de vida nossa população”. 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px