0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
07 de Novembro de 2017 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Desenvolvimento Econômico divulga 7 passos para alavancar o mercado
Por: Assessoria de Comunicação

Especialistas apontam que as oportunidades de apoio e incentivo são diferentes para cada fase do desenvolvimento da empresa e ao entrar no ramo da inovação e tentar mais autonomia com o próprio negócio, é comum o empreendedor, apesar de identificar o potencial inovador, ter dificuldade em aplicar alguns processos decisivos para o êxito do empreendimento. 

Com isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico divulgou nesta semana sete passos para o empreendedor alavancar seu negócio e se destacar no mercado.

Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcus Zanelato, no caso de empresas já consolidadas, os obstáculos podem ser ainda maiores: elaborar um plano de negócios, atrair investimentos ou divulgar os serviços e tecnologias lançados no mercado.

“Para cada fase do processo, desde a criação da empresa até o sucesso alcançado, há inúmeras oportunidades de apoio e incentivo, cabe ao empreendedor identificar qual corresponde à necessidade do negócio. O apoio depende da fase na qual a empresa está, seja inicial ou avançada. Para ajudar o empreendedor a sanar essas dúvidas, existe em Tupã um posto do Sebrae Aqui e também a Sala do empreendedor, localizadas na sede da Secretaria, com funcionários capacitados para ajudar a população que deseja destacar seu empreendimento no mercado", contou.

De acordo com Zanelato, o primeiro passo é buscar se informar. Atualmente, há várias oportunidades de apoio, cada um voltado a um perfil de negócio, com instrumentos próprios para atender a necessidades específicas, como exemplo o próprio Sebrae.

O segundo passo é a validação. Novas empresas e produtos se originam, muitas vezes, de um projeto de pesquisa ou de ideias e necessidades identificadas pelo empreendedor, sem levar em consideração a lógica e as demandas do mercado.

“A dica é validar o produto antes mesmo de lançá-lo no mercado ou de elaborar um plano de negócios, para isso o empreendedor pode buscar ajuda na Sala do empreendedor”, orientou.

Segundo o secretário, buscar orientação também é muito importante, já que o acompanhamento de empreendedores mais experientes pode ser um diferencial.

“Profissionais que já passaram pelas dificuldades do processo de crescimento podem identificar necessidades e dar dicas que ajudarão o novo empresário”, explica.

O quarto passo é preparar sua equipe. Marcus afirma que um dos principais motivos para o fracasso de várias “startups” ocorre porque as equipes são formadas por pessoas que não têm relação próxima, o que acaba, em algum momento, gerando incompatibilidade de ideias e conflito entre os sócios. Apenas com uma equipe boa, é possível avançar nos negócios, ele alerta.

“Uma equipe qualificada, persistente e verdadeiramente empreendedora às vezes é mais importante para o sucesso da empresa do que a tecnologia em si”, afirmou.

Segundo Marcus, também é importante preparar uma gestão de risco. A “subvenção econômica”, pode ser definido como o compartilhamento, entre empresa e Estado, dos custos e riscos de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

“Inovação é risco. Uma possibilidade de ampliar o sucesso nesse ramo é compartilhar esse risco. Todos os países que se desenvolveram apostaram e compartilharam o risco inicial de pequenas empresas inovadoras. O ganho social é bem maior que o ganho privado”, comentou.

O sexto passo para alavancar o seu próprio negócio, de acordo com o secretário de desenvolvimento Econômico, é a divulgação, já que muitas empresas não se desenvolvem porque não divulgam a tecnologia que desenvolveram, com medo que outros copiem as ideias.

“O importante é você executar sua ideia da melhor forma possível. Se alguém vender melhor e mais barato, é porque você não devia estar no mercado. É importante ter consciência de que o fracasso nada mais é do que uma experiência. De dez empresas, uma vai dar certo. É necessário ter persistência”, aconselha.

Já o sétimo e último passo rumo ao sucesso empresarial é investir. Marcus afirma que buscar fundos de investimento pode ser uma saída para empresas que começaram agora no ramo da inovação.

“Grandes bancos estão apoiando startups do ramo financeiro porque detectaram uma ameaça e não queriam ficar de fora do mercado. A tendência agora é juntar forças, apoiar a tecnologia que vai substituir a sua, e várias empresas oferecem esse tipo de apoio”, conclui.

Para facilitar esse processo, é importante o empreendedor buscar ambientes de inovação, como incubadoras, ambientes de orientação e serviços que a própria Prefeitura, por meio de parcerias, disponibilizam para a população.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px