0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
08 de Novembro de 2017 - SAÚDE
Campanha mobiliza equipes de saúde e população para combate à tuberculose
Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde segue até o dia 20 de novembro com a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios. A ação é um dos principais mecanismos de combate à Tuberculose, que atinge milhões de pessoas anualmente no mundo.

 A campanha está mobilizando equipes de saúde e a população para identificar de maneira precoce, pessoas com tosse há mais de três semanas.

As equipes de enfermeiros e agentes de saúde serão sensibilizadas no próximo dia 13 pela enfermeira Janaina Leal, através da Vigilância Epidemiológica. Eles estarão atentos aos suspeitos através de orientações casa a casa, nas salas de espera, acolhimento na busca de suspeitos e orientações sobre prevenção à tuberculose.

De acordo com a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica, Joselaine Pio Rocha, o principal sintoma da tuberculose é a tosse que já dura mais de três semanas, seja com ou sem catarro.

“Qualquer pessoa com esse sintoma deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico e avaliação médica através do exame de BK (Baciloscopia), que confirmará ou não o diagnóstico”, frisou Joselaine.

O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, explica que Tupã conta com o atendimento gratuito aos pacientes com tuberculose no Centro de Saúde Walter Pimentel.

“Os pacientes são atendidos pela enfermeira Janaina Leal e pelo infectologista Douglas Batista, que realizam o atendimento a cada 15 dias dos pacientes em acompanhamento”, afirmou.

 

A doença

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou que a tuberculose no atinge mais de 1,6 milhão de pessoas no mundo 

Infecto-contagiosa, a doença é causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. No geral manifesta-se por uma infecção através do Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão.

Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples. Contudo, na maioria dos infectados os sinais e sintomas mais frequentes são tosse seca contínua no início, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna e falta de apetite.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px