0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
09 de Novembro de 2017 - Assistência Social
Unidade realiza acompanhamento e orientação às famílias
Por: Assessoria de Comunicação

Mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) realiza um importante trabalho em Tupã com o atendimento voltado para acompanhamento e orientação em especial às famílias beneficiárias de programas de transferência de renda Estadual e Federal.

Os Programas são: Renda Cidadã, Programa Ação Jovem, Programa Bolsa Familia e Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Famílias que atendem os critérios de elegibilidade aos programas ou benefício que ainda não foram contempladas.

O CRAS é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, constituindo espaço de concretização dos direitos socioassistenciais no território.

A Assistente Social responsável do CRAS, Regina de Fátima Zandonadi Piva, informou que nos últimos meses foram realizados 699 atendimentos, por meio de acolhida, escuta qualificada, estudo social, orientação e encaminhamentos; informações diversas, cadastramento, elaboração de relatórios, prontuários, busca ativa, visitas domiciliares, atendimentos particularizados, palestra noturna e encaminhamentos para a rede e ou políticas pública do município.

“Tivemos também os encaminhamentos de caráter individual têm por objetivo a promoção do acesso aos direitos sociais. O processo de operacionalização dos encaminhamentos é realizado por contatos prévios e posteriores da equipe técnica do CRAS com os serviços, de forma a possibilitar a verificação do encaminhamento, garantir o retorno da informação e o efetivo atendimento e inclusão da família”, informou.

Segundo ela, foram realizados 137 encaminhamentos, sendo 107 para a sede do cadastro único (inclusão), 13 para a inclusão no Projeto Jovem Talento, 3 para a entidade Legião Mirim, 4 para a Secretaria de Assistência Social (projeto cesta básica), 4 para o INSS, 1 para o setor de serviço social da saúde, 4 para o Ambulatório de Saúde mental e 1 para a Reciclagem.

Regina esclareceu que o CRAS oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Familia (PAIF) que tem como objetivo, fortalecer, prevenir, promover e apoiar famílias e seus membros que necessitam de espaços coletivos de escuta e troca de vivencias familiares, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das famílias.

“Fazendo parte desses serviços, oferecemos oficinas com as Famílias que são realizadas através de encontros de curto prazo, conduzido por uma orientadora social com intuito de problematizar a reflexão critica das situações vividas. Os grupos acontecem quinzenalmente e é composto pelas famílias residentes na área de abrangência, beneficiárias dos programas de transferência de renda e famílias do PAIF que encontram se em situação de vulnerabilidade, risco social ou em descumprimento das condicionalidades dos programas os quais são beneficiárias. As atividades desenvolvidas objetivam prevenir situações de risco e promover o fortalecimento da capacidade protetiva e vínculos familiares. Atualmente contamos com cinco grupos”, explicou.

 

Grupo de Idosos

O CRAS também realizada encontros a cada quinze dias com o intuito de proporcionar aos idosos, atividades que possibilitem a convivência, tendo em vista a troca de experiência, estimular aspectos cognitivos: atenção, coordenação, memória e percepção por meio de atividades artesanais ministrado por uma monitora e por psicóloga e assistente social. O encontro contribui para o exercício da cidadania, a participação social, a autonomia, e o protagonismo das pessoas idosas. 

 

Palestras noturnas

A Assistente Social esclareceu que o CRAS também oferece palestras noturnas como objetivoproporcionar ao público-alvo informação e garantia de seus direitos e deveres. São convidadas todas as pessoas da área de abrangência da unidade, em especial aquelas que não podem comparecer nas oficinas com famílias do CRAS durante o dia porque trabalham.

“As palestras acontecem uma vez por mês, na segunda terça-feira do mês, envolvendo a rede prestadora de serviços e os demais profissionais convidados que atendam à necessidade de informações para as famílias participantes. Os temas são de acordo com a demanda apresentada pelas famílias. Neste mês o tema abordado foi ‘Saúde da Família’com a palestrante Miriam Dias dos Santos”, informou.

O CRAS conta com 3 assistentes sociais, 2 psicólogas, 1 orientadora social e 6 auxiliares administrativos e uma assistente social que está designada para responder pela unidade. Esses funcionários são responsáveis pela organização e oferta de serviços e programas.

O CRAS Leste está localizado na Rua Machado de Assis, 240, Parque Kennedy e atende parte delimitada desta esta região, sendo: Vila Alto Sumaré, Eldorado, Romana Conjunto habitacional Guilhermino Vacarezza, CDHU Antonio Caran, Residencial Casari, Jardim Santo Antonio, Santa Maria, Itaipu, Aritana, Apoema, UNESP I, UNESP II, Santa Adélia, Conjunto Habitacional, Cônego Rebouças Carvalho Silva, Vereador Joaquim Ribeiro Porto (COHAB II), Jose Maria Gonçalves Gameiro, Cinqüentenário COHAB I, Jose Feliciano, Papa João Paulo II, Jamil Dualib, Parque Ipiranga, Kennedy, Empreendimento Imobiliário Nova Tupã, Condomínio/Residencial Parque dos Sabias, CDHU Antonio Pereira Gaspar.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px