0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
21 de Novembro de 2017 - SAÚDE
Moradores da AAPEHOSP começam a ser acolhidos em Residências Terapêuticas
Por: Assessoria de Comunicação

Os moradores da Associação de Associação dos Amigos de Pacientes Egressos de Hospital Psiquiátrico (AAPEHOSP) já habitam as novas Residências Terapêuticas implantadas pelo município. No início desta segunda-feira (10), cerca de 40 pessoas foram transferidas às quatro primeiras casas.

O prefeito Ricardo Raymundo, com o vice-prefeito, Caio Aoqui, o secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia e o vereador capitão Neves acompanharam a mudança.

Os moradores foram transferidos segundo critérios determinados previamente. O responsável pelo Centro de Atenção Psicossocial de Tupã, Fernando Januário, explica: “Isso quer dizer que, entre 10 moradores de cada residência, precisamos ter um número de dependentes, semi-independes e independentes. A classificação foi feita desde que a Ação Judicial teve início e foram realizados vários acompanhamentos para que tudo fosse feito corretamente”.

De acordo com psicóloga chefe das RT, Bruna Bustamante, no local será trabalhada a autonomia de cada residente. “Ofertamos atividades fora da casa e as que o próprio município fornece, como atividades no museu e passeios diários. Eles têm total liberdade para frequentarem, por exemplo, um salão de beleza, de saírem para comer um lanche, etc”, conta.

Vale ressaltar que, com as Residências Terapêuticas, a sociedade terá conhecimento que esses moradores não vivem mais institucionalizados, pelo contrário: passam a ter uma nova identidade e a participar dos eventos da cidade.

A presidente a AAPEHOSP, Rosa Maria Tomas, afirmou que a missão da entidade foi cumprida.

“Se não fosse a AAPEHOSP, talvez eles não tivessem onde morar anteriormente. Conseguimos esta oportunidade para que eles fossem para um lugar bem melhor. A prefeitura irá fazer um bom trabalho e eles serão muito felizes”, comentou Rosa.

O secretário municipal de Saúde parabenizou os funcionários da pasta pela coordenação de todo o trabalho realizado. “Nesta segunda começamos a entregar as quatro casas que conseguimos montar e a saída dos pacientes começou de forma tranquila. Quando chegamos à AAPEHOSP eles estavam todos preparados, com seus pertences em mãos. Vemos que tudo foi muito bem organizado e estamos colhendo os frutos deste trabalho”, frisou Laércio.

Representando a Câmara Municipal, o vereador capitão Neves, reforçou que “o papel do vereador é representar o povo e fiscalizar o trabalho da prefeitura”. Neves parabenizou todos que estão envolvidos neste processo que, segundo ele, é tão sensível e muito importante para a saúde da população.

O vice-prefeito, Caio Aoqui, enfatizou que o trabalho para a conquista da implantação das Residências Terapêuticas foi árduo. “Ver os moradores num local agradável, amplo e com funcionários para prestar todo o atendimento que eles precisam é gratificante. Parabéns a toda equipe que se empenhou para a concretização deste processo. Em breve teremos todas as 15 residências funcionando”.

 

Mais de 130 novos empregos

Além de proporcionar mais conforto aos moradores da AAPEHOSP, o prefeito Ricardo Raymundo ressalta que o governo de Tupã também pôde gerar empregos com a implantação das casas. Mediante concurso público, mais de 130 empregos foram gerados, entre cuidadores, auxiliares de atividades gerais e técnicos de enfermagem.

“Em meio a tantas dificuldades que nosso município enfrenta, é muito importante dar oportunidades no mercado de trabalho. É uma verba da União que nós estamos administrando junto à Secretaria de Saúde, proporcionando mais qualidade de vida à população”.

O prefeito destaca também que compete à prefeitura o acompanhamento para que estas pessoas estejam bem alojadas e o processo de inserção na sociedade seja feito.

“Todos os meses as planilhas com os gastos de cada casa, feitas pelos coordenadores, serão apresentadas ao Governo Federal. O Procurador da República, Diego Fajardo, já nos garantiu que sempre que os recursos faltarem, acionará a União para nos ajudar a manter as Residências Terapêuticas”, disse o prefeito.

A prefeitura espera que até a próxima segunda-feira (27) os móveis em falta sejam entregues, para que todas as casas sejam colocadas em funcionamento.

Conforme as informações do departamento jurídico da prefeitura, o fornecedoralegou dificuldades para disponibilizar as camas, fogões e televisores, apesar de ter sido notificado desde 20 de setembro de 2017pelo departamento de compras.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px