0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
21 de Novembro de 2017 - TURISMO
Workshop discute importância da regionalização do turismo
Por: Assessoria de Comunicação

Informar os benefícios da regionalização do turismo e sanar dúvidas sobre ter Município de Interesse Turístico (MIT) na região, foram os principais temas abordados durante o 1º Workshop de Regionalização do Turismo, realizado nos últimos dias 17 e 18 de novembro, no Grande Hotel Tamoios.

O evento contou com a presença do Deputado Estadual João Caramez, autor da lei que criou os MIT, além de prefeitos da região e outras autoridades. A realização do evento é da Prefeitura, junto com o COMTUR, GM Turismo, 3W eventos, e o apoio da Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado, Câmara Municipal e Faculdades Faccat.

A palestra do dia 17 foi ministrada pelo gerente Executivo da APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado), Carlos Fernando Zuppo.

Já no dia 18, às 9 horas, o evento foi ministrado pela mestra em comunicação, Bianca Colepicolo, especializada em gestão pública e em sustentabilidade e também ex-diretora de turismo em Guararema; e pelo Bacharel em Marketing, pós-graduado em administração de empresas e estudante de Sociologia, Rodrigo Fukunaru. Além das palestras, os participantes também realizaram um tour pelos pontos turísticos de Tupã.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Mário Vieira, o workshop foi voltado principalmente para prefeitos das cidades da região e pessoas interessadas no turismo local.

“Nosso maior objetivo com a realização do Workshop foi fomentar o turismo, não só em Tupã, mas também das cidades da região, e sanar dúvidas sobre a importância das MIT para o desenvolvimento turístico do macro e micro região”, disse.

Na oportunidade, o presidente da Câmara, Valter Moreno, também falou sobre a importância de destacar os benefícios do turismo na região e lembrou das dificuldades enfrentadas quando Tupã buscava o status de Estância Turística.

“Quando pretendíamos fazer de Tupã uma Estância Turística em 2003, nós nos reunimos e fomos até Brasília levando relatórios do que tínhamos de atrativo turístico e projetos que pretendíamos realizar no futuro. Levamos a verdade e na ocasião fomos atendidos. Foi difícil e demorado, mas a nossa cidade teve o reconhecimento merecido. Hoje em dia nosso desafio é outro, é fazer o setor privado e, principalmente, o povo tupãense, apoiar e confiar no nosso potencial turístico e acreditamos que em breve isso não será mais um problema para a nossa cidade. Tenho fé que assim como o Governo acreditou em Tupã, a nossa população também acreditará e com a ajuda do Poder Legislativo e Executivo, tornaremos Tupã uma cidade cada vez mais desenvolvida no turismo”, frisou.

O Deputado Estadual, João Caramez, também falou sobre a importância da realização do Workshop de regionalização do turismo e lembrou também de seu trabalho em favor das MIT que busca mostrar o potencial turístico que o Brasil possui.

“Fico muito feliz em participar desse workshop, que é um momento importante pro destino de Tupã e região. É importante frisarmos que estamos tratando de um tema cujo é o maior criador de emprego e renda do mundo, que é o turismo, e São Paulo é o único estado da federação que tem uma política com mais recursos para o fomento turístico aos municípios desde 1977. Em 2015, quando foi aprovada a lei 1.261, fruto de um trabalho exaustivo, tínhamos a necessidade de ampliar o número de estâncias turísticas, aumentando assim a procura dos turistas pelo nosso estado. Graças a Deus o projeto está dando bons frutos e hoje contamos com trabalhos bonitos e engenhosos de municípios com interesse no turismo, fazendo assim a nosso Estado crescer e se destacar cada vez mais. Parabéns a todos que tiveram a idéia de realizar esse evento, abordando a importância do turismo, e parabéns também a todas as autoridades que participaram e mostraram interesse pelas questões abordadas”, comentou.

O gerente Executivo da APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado), Carlos Fernando Zuppo, destacou a importância do COMTUR e do engajamento dos poderes Executivo e Legislativo, lembrando ainda a importância da população para que Tupã continue a ser uma Estância Turística.

“Vejo aqui em Tupã um trabalho muito inteligente realizado pela junção dos poderes Executivo e Legislativo e também com a presença da população que é a criação do COMTUR. De fato, precisamos discutir cada vez mais e inovar os recursos das Estâncias para trazer mais turistas para a cidade e Tupã está fazendo um trabalho muito bom”, parabenizou.

Segundo Caio Aoqui, vice-prefeito e também secretário municipal de Turismo, falou sobre a grande participação das autoridades da região e lembrou ainda da realização do workshop, permitindo assim a formação de um produto turístico regional, através da união de municípios com a mesma vocação turística.

“Foi muito bacana essa interação com as autoridades da região sobre o turismo local e regional. Acredito que o grande objetivo do evento tenha sido alcançado, que era mostrar a importância da nossa região e tirar dúvidas para que outras cidades alcancem o título de Estância Turística. Gostaria de agradecer a todos os presentes que compareceram nos dois dias de Workshop, à confiança e o apoio do prefeito Ricardo Raymundo, que enxerga o desenvolvimento da nossa cidade dentro turismo, o COMTUR pelo belíssimo evento e também agradecer os nossos palestrantes e o apoio do Deputado Federal Roberto de Lucena e o Deputado Estadual João Caramez”, comentou.

O prefeito Ricardo Raymundo também parabenizou o COMTUR e apontou o engajamento da população com as questões turísticas da cidade, ressaltando as prioridades para o turismo nos próximos anos.

“Gostaria primeiramente de parabenizar o COMTUR, pelo belo trabalho e agradecer pela parceria com a nossa administração, ajudando nas escolhas dos investimentos da nossa cidade. Nosso principal trabalho à frente de Tupã é fazer com que esse município cresça e se desenvolva, mas para isso precisamos também da população. Precisamos que o povo nos ajude a investir no turismo local, Tupã tem um grande potencial turístico e precisamos que os tupãenses entendam e apõem essa idéia. Estamos falando de geração de empregos e renda, já que o Turismo é uma das principais fontes de renda no Brasil. Quero aproveitar ainda e dizer que nossa gestão não está medindo esforços para trazer para a cidade recursos necessários para o desenvolvimento do município, estamos investindo na educação, na saúde e agora queremos também investir mais no turismo. Obrigado a todos que nos apóiam e parabéns a todos os parceiros que realizaram esse grande evento”, finalizou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px