0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
22 de Novembro de 2017 - CULTURA
Ciclo de Estudos Sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade será realizado neste sábado
Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado, Poiesis e Oficinas Culturais, apresentam no próximo sábado (25) o evento “Ciclo de Estudos Sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade”, com uma programação completa para toda à população.

De acordo com o secretário Municipal de Cultura, Renato Gonzalez, o evento reunirá pensadores e multiplicadores de culturas negras, com a missão de transformar a cidade de Tupã em um espaço de reflexão acerca da trajetória e resistência das tradições afro-brasileiras.

“Explorando conexões entre passado e presente, queremos colocar em reflexão a trajetória das tradições afro-brasileiras. O evento conta com uma programação bem diversa, iniciando às 10h com palestra em classificação livre e encerrando às 20 com um espetáculo teatral com classificação para maiores de 18 anos, ou seja, um dia inteiro voltado a discutir as referências afro na cultura brasileira”, contou

 

Programação

De acordo com o cronograma do “Ciclo de Estudos Sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade”, a programação inicia às 10h com a palestra “Políticas Públicas para a Valorização das Culturas Negras”, ministrada por Marcelo Manzatti. O evento segue até as 12 horas e será realizado no Instituto Federal, localizado na avenida dos Universitários, 145, Jardim Ipiranga.

Já das 14 às 16 horas, será realizado um bate-papo com o tema “Refletindo a Marginalização das Tradições Afro-Brasileiras”, com os convidados Antonio Filogênio e Alessandra Ribeiro.

O evento que será realizado no Instituto Federal traz um bate-papo sobre os processos de colonização e marginalização pelos quais as tradições afro-brasileiras passaram e passam.

Das 16h30 às 18h30, será realizada uma roda de conversa com o tema ‘Resistência Coletiva para Multiplicação da Memória’ com Antonio Filogênio, Mestre Bira, Diego Amaro, Lilian Vogel, Márcio Mariano, Kleber Lourenço e Vanderlei Bastos. A atividade também será realizada no Instituto Federal a toda população pode participar da roda.

“A roda de conversa será um espaço de troca de experiências, onde multiplicadores de tradições apresentam suas visões acerca dos meios de preservação, renovação, manutenção e sustentabilidade das culturas tradicionais e afro-brasileiras”, disse o secretário.

Já às 20 horas, no Espaço das Artes, na Avenida Tamoios, 1680, defronte a Biblioteca Municipal, será realizado o espetáculo “Negro de Estimação”, com o ator e coreografo Kleber Lourenço.

“Será um momento onde o público também contará com adaptação de oito contos do livro “Contos Negreiros”, de Marcelino Freire. Além disso, a peça mostra a evolução do corpo negro, falando de identidade racial, religiosidade, exploração sexual, violência e racismo, com humor, acidez e poesia. Um corpo que se desdobra em personagens que contam suas estórias e em movimentos fragmentados do universo das manifestações populares. Vale ressaltar que a apresentação teatral é somente para maiores de 18 anos”, frisou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px